O que significa um olho no mundo espiritual?

Perguntado por: ivargas2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O olho é um símbolo da percepção das coisas, entendido como o elo entre o mundo interior e o exterior – por isso, também é ligado à clarividência. Muitas doutrinas entendem que ele é capaz de liberar energias positivas e negativas; o “mau-olhado” e o “olho gordo”, na cultura brasileira, representam bem essa ideia.

O Olho Grego também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas e os ambientes, além de transmitir a paz. Aliás, há outras formas de se proteger e atrair boas energias, uma delas é com ervas. As plantas medicinais ajudam na reconexão com suas energias, o mantém mais positivo, equilibrado e atento.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Os olhos são como luz para o corpo. Por isso Jesus nos alerta sobre a importância dos nossos olhos serem protegidos do mal (Mateus 6:22). Os olhos são órgãos importantes do corpo, mas também podem apontar para aquilo que focalizamos ou que damos mais atenção na vida.

O terceiro olho, para a espiritualidade está ligado ao centro de energia sutil da consciência e, ao ativá-lo a pessoa consegue experimentar a verdadeira paz e equilíbrio. O terceiro olho também é considerado detentor de sabedoria e responsável pelo processo de autoconhecimento.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

Se olharmos para Jesus Cristo, Ele ajudar-nos-á a viver os nossos convénios e a magnificar o nosso chamado como Elderes em Israel.

Um dos mais importantes símbolos da maçonaria é o triângulo que carrega um olho em seu centro. Ele faz referência ao Grande Arquiteto do Universo, aquele ser de natureza onisciente que tudo vê e tudo julga.

Para se proteger do que acreditam ser o mau-olhado, as pessoas usam amuletos como: pulseiras com figas ou elefantes; sal grosso e cristais. Também são creditados poderes protetores a algumas plantas como: comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, arruda, alecrim e guiné.

Faça um saquinho com um pedaço de pano vermelho. Escreva com caneta vermelha, em um pedaço de papel, o nome das pessoas que têm inveja de você. Coloque o papel e um dente de alho dentro do patuá e pingue uma gota de azeite sobre ele. Enterre o saquinho em um vaso de barro.

Funções do olho humano
Os olhos captam a luz e a retina a registra por meio de milhões de células fotorreceptoras. Em seguida, decodifica, reconhece e interpreta a imagem. Com os impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico, manda a imagem para o cérebro.

Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina. Além dessas camadas, o olho apresenta o cristalino, uma espécie de lente.

Redondos: existe uma ruga visível na pálpebra e sua íris não toca a parte inferior da pálpebra. Amendoados: existe uma ruga visível na pálpebra e sua íris toca a parte superior e inferior da pálpebra. Protuberantes: com este tipo de olho, as pálpebras parecem projetar-se para fora na área da órbita ocular.

Êxodo 21–23: Olho por Olho, Dente por Dente.