O que significa carne de primeira e segunda?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O principal é relativo ao corte. A carne de primeira está localizada em partes menos usadas do boi e, por isso, é mais macia. Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo.

“A ressalva que deve ser feita é em relação à origem dessa carne, por exemplo, para preparações que buscam diminuir a quantidade de gordura e aumentar a quantidade de proteínas, deve-se usar a carne de primeira. As carnes de segunda são boas opções para baratear o custo do produto”, pontua.

As carnes de primeira
Essas carnes têm pouco colágeno e são ótimas para fazer churrasco e assados, pois submetidas a altas temperaturas elas mantêm o sabor e a maciez. São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.

A carne de primeira está localizada em partes menos usadas do boi e, por isso, é mais macia. Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo.

6 - Ponta de agulha
Localizada nas últimas costelas do boi. É considerada carne de terceira. Pode ser consumida inteira, em pedaços ou moída. É outro corte que demanda muito tempo de cozimento.

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento. Ficam macias cozidas na pressão ou assadas. As principais são: Acém.

“Os melhores cortes para preparar um bife comum no dia a dia são o escalopinho e o paillard. Já os outros cortes normalmente costumam ser destinados para o preparo do filé mignon”, explica Guzela.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Com a situação econômica bem apertada nos últimos meses, muitas pessoas procuram alternativas para manter o churrasco como hábito gastronômico e de lazer. Uma das soluções encontradas é apostar nos cortes das carnes consideradas de segunda. Sim, é possível fazer um excelente churrasco com cortes de carnes menos nobres!

Exatamente por isso que vamos revelar: não existe a melhor opção entre elas. Você pode escolher facilmente entre um acém, paleta, peito e músculo dianteiro para fazer o seu churrasco, mas o alerta vai para o estado dessa carne e para como você vai preparar esse corte.

Já a costela ponta de agulha ou minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” por toda sua suculência, maciez e por ser muito bem entremeada por carne e gordura.

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área. O pedaço conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura. Essa peça pode ser preparada em medalhões ou em pedaço inteiro.

Lagarto

Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.

– – Carnes magras: Lagarto, filé mignon, coxão duro ou chã de fora, coxão mole ou chã de dentro, patinho, alcatra, maminha de alcatra e músculo. – Carnes gordas: Picanha, fraldinha, acém, capa de filé, filé de costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta, aba de filé e pescoço.

Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.

A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Ou seja, se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

carne Wagyu

A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!

Carnes de segunda
Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.

picanha

A picanha está mais barata. Bem como o filé mignon, a alcatra, o contrafilé e essencialmente todos os outros tipos de carnes vendidos nos supermercados e açougues, incluindo, ainda, as opções de frango e de porco.