O que significa CD em D&D?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A Classe de Dificuldade, ou simplesmente CD, representa o nível de desafio que os jogadores irão enfrentar ao fazer alguma atividade, enfrentar um inimigo ou ser danificado por uma armadilha.

Classe de armadura (CA)
A classe de armadura é a capacidade de uma criatura ou personagem de evitar e defender ataques. A CA é formada pela soma do modificador de Destreza, o bônus da armadura e o valor base de 10, podendo ainda ser adicionado eventuais modificadores raciais ou decorrentes de magias ou itens mágicos.

O valor de AC para um personagem sem armadura ou escudo é igual a 10 mais o modificador de Destreza, e portanto para personagens de nível 1 oscila tipicamente entre nove e 13. Um personagem de nível 1 pode ter AC 14 ou mesmo 15 sem armadura ou escudo, mas isso é bastante raro.

Disco compacto para armazenamento e leitura de informação em formato digital.

Sob circunstâncias normais, a CD é 10 ou metade do dano sofrido – o que for maior. Em casos onde um fenômeno faz com que você perca a concentração (como o intenso balançar de um barco), a CD é determinada pelo Mestre.

Vontade (WILL) é a habilidade de tirar conclusões e força de vontade em geral.

Mas qual é a função das Perícias em um RPG? De acordo com o glossário do sistema Daemon ela: “determina o que seu Personagem sabe fazer. Ele pode saber usar uma espada, ou ser um excelente carpinteiro. É a Perícia que diz o quão bom ele é em determinada profissão”.

Junto com o ataque e a defesa, a agilidade é um dos atributos mais encontrados nos jogos eletrônicos de RPG. É ela quem governa a capacidade de iniciativa em uma batalha e a possibilidade de desviar de ataques físicos inimigos, levando em consideração também a destreza de quem ataca.

Pontos de Vida
Abreviados como PV, indica o quanto de dano o personagem é capaz de suportar.

O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

O primeiro e mais importante fator determinante para determinar seus pontos de vida é a sua Classe. A sua classe determina qual é o seu Dado de Vida, ou seja, qual dado você deverá rolar sempre que ganhar um nível. Toda vez que evoluir, você receberá PVs (Pontos de Vida) extras, de acordo com esse dado.

Existem três maneiras para determiná-los: Rolando 4d6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e descartando o menor valor. Após fazer isso seis vezes, distribua os valores obtidos entre os seis atributos; Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

Atributos são números que transportam para o jogo as características básicas de um Personagem. Esses números dizem como o Personagem é se comparado a outros Personagens, criaturas e até alguns objetos. Os Atributos apresentados aqui são compatíveis com todos os RPGs lançados pela Daemon Editora.

A Classe de Dificuldade, ou simplesmente CD, representa o nível de desafio que os jogadores irão enfrentar ao fazer alguma atividade, enfrentar um inimigo ou ser danificado por uma armadilha. Normalmente só o mestre sabe as CDs, pois é ele quem determina a CD ou o Livro de Regras.

Conhecendo o CD
No uso pessoal, o CD é a mídia mais versátil e pode ser usada para guardar gravações de áudio de até 74 minutos, vídeos de até 20 minutos e arquivos diversos para fazer backup de pequenos dados do computador.

74 minutos

O formato Compact Disc (CD) surgiu em 1980, como uma alternativa aos discos de vinil, com uma portabilidade semelhante à da fita cassete, porém com qualidade de áudio superior Às plataformas físicas já existentes. No entanto, um fato curioso é a duração do CD, de 74 minutos, uma duração fracionada.

A CD é igual a 10 ou metade do dano recebido, o que for maior. Se você sofrer o dano de múltiplas origens, como uma flecha e um sopro de dragão, você deve fazer um teste de resistência para cada origem do dano.

O que são Truques em Dungeons and Dragons? Um truque é um feitiço que pode ser lançado à vontade nos RPG medievais em geral, sem usar um espaço de feitiço e sem ser preparado com antecedência.

Quando você está tentando procurar ou ouvir algo de forma ativa, você utilizará sua Percepção, que consiste em uma jogada de Sabedoria (Percepção). E, quando você realizar qualquer outra ação e é necessário saber o quão atento aos arredores o seu personagem está, você sempre utilizará sua Percepção Passiva.

Ser um bom jogador de RPG as vezes envolve ser corajoso o suficiente para estar a frente do seu grupo e guiá-lo com um verdadeiro líder. Se você sentir que o seu grupo está disperso, sem saber o que fazer, não tenha dúvidas.