O que significa dizer que a razão funciona entre nós e entre nós?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quando dizemos que a a razão funciona entre nós é porque é na relação, no confronto, como nos argumentos de um outro ser que testamos nossos próprios argumentos. A partir do que está dentro de nós e entre nós e os outros é que construímos a definição dos melhores argumentos e desenvolvemos nossos argumentos.

Em outras palavras, a razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento é racional, e a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento é racional.

A “razão” era assim concebida como a diferença específica do homem em relação aos demais seres vivos — e portanto como uma forma imutável, a-histórica, da humanidade, ela própria forma imutável e ahistórica. Falar do nascimento da razão parece assim uma contradição nos termos, já que a razão é coextensiva à humanidade.

A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos.

As razões estão relacionadas a importantes situações, como escalas, velocidade média e densidade demográfica. Escala: razão existente nos mapas, plantas e maquetes onde relacionamos a medida no mapa com a medida no tamanho real.

O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos.

Quando falamos sobre razão da vida, trazemos a questão racional na discussão. O sentido da vida liga o emocional também, a busca por aquilo que ilumina nosso coração. Mas a razão é algo muito mais pragmático, pois é a linha que nos liga para o objetivo em que queremos chegar.

Razão de duas grandezas
Assim, o conceito de razão nos permite fazer comparações de grandeza entre dois números. Por exemplo, para saber quantas vezes o número 100 é maior do que o número 2 (ou em outras palavras, qual a razão entre 100 e 2), procedemos da seguinte forma: 100 : 2 = 50.

René Descartes

São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista.

2 juízo, discernimento, bom senso, ponderação, critério, sensatez, lucidez, senso, tino, circunspecção, discrição, equilíbrio, prudência, cordura. Causa ou motivo: 3 causa, motivo, origem, fonte, motivação, móvel, móbil.

A crise da razão é exposta na tensão da linguagem, na diversidade das formas de vida, na justificação e escolha de determinados paradigmas e, por que não, naquilo que prejulga da constituição ontológica do mundo.

A Razão é o raciocínio lógico, enquanto a consciência corresponde ao sentimento de que não agiu adequadamente, ou ao simples reconhecimento de algo que faz ou pensa.

Resposta. Porque o cérebro tende a tomar decisões mais corretas, mais precisas, devido a sua própria experiência de vida.

Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por outro, a ponderação e uma melhor análise das consequências (razão).

A razão é importante para o convívio em sociedade, pois demonstra aos seres humanos a necessidade de se manterem unidos como cidadãos de uma mesma comunidade social e porque isto, acaba sendo uma questão de sobrevivência.

Resposta: a razão poderia "iluminar" as ideias existentes da sociedade, como a fé .