O que significa EF69AR01?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A habilidade EF69AR01 consiste em: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas ...

A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

A habilidade EF69LP44 consiste em: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de ...

A habilidade EF09LP12 consiste em: Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.

A habilidade EF69AR19 consiste em: Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

Habilidade: (EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico ...

A habilidade EF67LP37 consiste em: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Três competências profissionais indispensáveis estimuladas pela...

  • Estímulo à criatividade. Essa talvez seja uma das principais competências estimuladas pelas artes. ...
  • Repertório. Conhecimentos em cultura geral são fundamentais para as dinâmicas profissionais de um mundo globalizado. ...
  • Atenção a detalhes.

2. (EF01AR09) Reconhecer a influência das matrizes estéticas e culturais das Artes Visuais [presentes] nas produções de artistas regionais e nacionais.

Arte, O componente curricular Arte engloba quatro linguagens – artes visuais, dança, música e teatro.

EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós. EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam. EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

A habilidade EF35EF01 consiste em: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

A habilidade EF12LP01 consiste em: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

EF69LP42: Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, ...

A habilidade EF69LP31 consiste em: Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.

A habilidade EF69LP20 consiste em: Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), ...