O que Significa Efraim e Manassés na Bíblia?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção com Deus mostrara (Gênesis 48.12-22).

Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”. Aparece no Antigo Testamento da Bíblia como nome do filho mais velho de José, e também como ancestral de uma das doze tribos de Israel.

Há 2.700 anos o povo de Israel foi levado cativo. Samaria capital do reino do norte levou as tribos de Israel cativas e espalhou elas pelos 4 cantos do planeta. Este povo era chamado de Efraim, pois Efraim era a tribo que comandava o reino do norte, o reino de Israel.

O patriarca contou como seus filhos a Manassés e Efraim, e os abençoou como fundadores de duas tribos de Israel. Mas embora Manassés fosse o mais velho, foi seu irmão mais novo, Efraim, quem recebeu a bênção principal. Jacó colocou sua mão direita sobre Efraim e a esquerda sobre Manassés.

Como Jacó fez com Manassés e Efraim, Deus cheio de misericórdia diz: “Apesar do seu passado, dos seus erros e do que sua família fez, vou adotá-lo como meus próprios filhos, minhas próprias filhas”.

Através do nascimento e da vida de Efraim podemos contemplar a bondade e a soberania de Deus sobre a vida de Seu povo. Ele é o segundo filho de José, que foi governador do Egito e seu nome significa: Significa “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”.

Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó como se fora o primogênito. O seu nome significa: fruto dobrado, porção de herança dobrada. Ao passar por esta porta ou restaurá-la, o povo de Deus recebe uma porção dobrada de bênçãos.

Mencionado no livro de Gênesis no Velho Testamento da Bíblia, Efraim é o nome do filho mais novo de José e irmão de Manassés. Além disso, Efraim foi o fundador de uma das doze tribos de Israel.

1 Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá. 2 E fez o que parecia amal aos olhos do Senhor, conforme as babominações das nações que o Senhor desterrara de suas possessões de diante dos filhos de Israel.

Então Deus operou o primeiro milagre: Manassés: Que significa: “Deus apagou da minha memória o meu passado de sofrimento.” Deus apagou da memória de José o passado de sofrimento, de dor, de trauma, de tristeza, de angústia, de revolta e de traição.

Uma das 12 tribos de Israel também se chamava Manassés, porque o filho de José era seu patriarca. Depois que se tornou primeiro-ministro do Egito, José casou e teve dois filhos: Manassés e Efraim (Gênesis 41:50-52). Manassés era o filho mais velho mas seu avô Jacó deu a bênção de filho mais velho a Efraim.

Jesus: Efraim se surpreende ao ver Jesus na sinagoga e manda matá-lo.

O rei Manassés foi um monarca de Judá que reinou por 55 anos. Ele era filho do rei Ezequias com Hefzibá. A história do rei Manassés está registrada na Bíblia nos livros de Reis e Crônicas (2 Reis 21; 2 Crônicas 33). O rei Manassés ficou conhecido por ter sido um dos piores reis do reino do sul – senão o pior.

Função: liderança e negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus filhos.

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade. No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria.

Não existe relato explicando por que Efraim foi escolhido. Sabemos que Deus escolhe de acordo com suas leis e propósitos. (Ver D&C 130:20–21.) Embora Efraim tenha recebido a primogenitura, as bênçãos de Manassés também foram grandes por causa do que foi prometido a toda a posteridade de José.

Explique-lhes que as bênçãos que Jacó desejava conceder a Manassés e a Efraim eram semelhantes a uma bênção patriarcal, porque descreviam as futuras possibilidades deles. Explique-lhes que Jacó era o patriarca da família, o que significa que era o pai ou o cabeça da família.

Eu pequei, ó Senhor, eu pequei, e eu reconheço minhas iniqüidades; Por isso eu humildimente imploro, perdoa-me, ó Senhor, perdoa-me e não me destrua com as minhas iniqüidades. Não te ires comigo para sempre, com o mal para mim; nem me condene às partes mais baixas da terra.

  • Maquir
  • Jair
  • Machir

Segundo a Bíblia, Manassés iniciou seu reinado aos 12 anos e, por 55 anos, governou em Jerusalém. Os textos bíblicos informam que Manassés não exerceu a devida liderança religiosa que desempenhou seu pai. Promoveu a idolatria a Baal, reconstruindo os altares destruídos por seu pai.

Em Gênesis 41:50-52, lemos que quando nasceu o seu primeiro filho ele o chamou de Manassés por causa de algo muito especial! Porque “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.