O que significa Ethike areté?

Perguntado por: arocha6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A areté é subdividida por Aristóteles em areté ethiqué (virtude ética) e intelectual. No caso da virtude ética, especial atenção se dá às disposições (hexis).

A palavra grega que mais equivale à palavra latina Educação é paideia, entretanto é o conceito de areté que representa o fio condutor para o estudo da educação na Grécia antiga, revela o autor. Etimologicamente a palavra paideia está ligada a pais, paidós, que significa criança.

O conceito de areté será frequentemente usado em seu sentido mais amplo, isto significa, que a excelência humana e a superioridade do homem estavam sobre os seres humanos e os não seres humanos.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças". A educação é um modo pelo qual algumas sociedades buscam transmitir de geração para geração, alguns valores que são compreendidos como essenciais para a manutenção de sua cultura.

A Paideia, é o nome dado a educação na Grécia Antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, isto é, uma educação mais antropológica e que considera o homem como ser racional. Essa educação contribui ao homem, uma identidade cultural e histórica.

Pitágoras

A Filosofia ateniense amplia a atitude de Pitágoras (séc. VI. a..C.), que tivera formulado os fundamentos da "paideia" grega antiga.

Acreditavam que de dentro dos olhos projetavam-se raios de luminosos que tateavam os objetos e retornavam aos olhos trazendo consigo informações que, ao serem interpretadas pelo cérebro, acabavam gerando a sensação visual.

De fato, trata-se de uma questão interessante, uma vez que há uma certa coincidência entre os dons e as virtudes, e até se pode fazer uma correlação entre eles: fé-entendimento; esperança-ciência; caridade-sabedoria; prudência-conselho; justiça-piedade; fortaleza-fortaleza e temperança-temor de Deus.

Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas também existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente em tudo o que fazemos. São as virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Força e Temperança.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

“Por hora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade” (I Coríntios 13, 13).

As chamadas Virtudes Cardeais foram definidas por Platão no livro IV da República e são: prudência (sabedoria), justiça, temperança e fortaleza (coragem, força). O texto diz que essas são as virtudes centrais do ser humano.

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

As virtudes sobrenaturais distinguem-se em virtudes teologais e virtudes morais. As virtudes teologais consistem em três dons: a fé, a caridade e a esperança. A origem e a finalidade dessas virtudes são Deus.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

São: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. «Se alguém ama a justiça, o fruto dos seus trabalhos são as virtudes, porque ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza» (Sb 8, 7). Com estes ou outros nomes, estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Sagrada Escritura.

O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.