O que significa evasão na literatura?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Resposta. A resposta certa é fuga escapar de um lugar que se sente preso ou acuado .

Evasão populacional, por sua vez, é o processo de saída de indivíduos de uma determinada região, seja ela uma cidade, um estado ou um país, em busca de melhores condições de vida, trabalho ou estudo em outro lugar.

Mas de forma resumida, é o termo utilizado para descrever a situação em que um aluno deixa de frequentar a instituição de ensino e interrompe seus estudos antes de completar o ciclo educacional. Ou seja, a Evasão Escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas e abandona o ano letivo.

1 escapula, escape, escapadela, escapulida, escapada, fuga, fugida, retirada, saída.

É interessante destacarmos aqui que o termo evasão escolar é diferente de abandono escolar. Enquanto o abandono escolar diz respeito à desistência repentina do aluno a qualquer momento, a evasão escolar acontece quando o estudante não retorna à escola para efetivar a matrícula do ano que se inicia.

O que é Evasivo:
O termo é frequentemente utilizado para caracterizar uma resposta ou um discurso evasivo, cheio de sutilezas, que não satisfaz. Nestes casos, a intenção de quem dá uma resposta evasiva é fugir da questão colocada, e por isso, utiliza um discurso vago, sem clareza, tornando-se ambíguo naquilo que expõe.

O que escrever sobre o tema evasão escolar? Em uma redação envolvendo evasão da escola devem ser destacadas estatísticas, leis, direitos humanos e demais fatos que comprovem os conhecimentos sobre o tema. Além disso, devem ser propostas soluções para a evasão escolar do nosso sistema educacional.

1 fugido, fugitivo, fugidio, fugidiço, saído, zarpado, abalado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se esquivou de fazer algo: 2 esquivado, livrado, evitado, furtado, desviado, afastado.

Contraturno

“Contraturno” acompanha a vida e as dificuldades de Vitor e Renata, dois adolescentes que estudam e trabalham na cidade de Urutai, interior de Goiás. O filme aborda alguns dos motivos de abandono e evasão escolar, evidenciando como os marcadores raciais atravessam tudo isso.

Bezerra et al. (2020), constatam que o problema da evasão também está relacionado ao tamanho das turmas. Para os autores, quanto mais alunos há em uma turma, pior o desempenho escolar deles. Os autores ainda sugerem que as turmas sejam menores para que o desempenho dos alunos seja melhorado.

O que é evasão universitária? A evasão universitária é um termo que conceitua o abandono de estudo por um aluno, quando ele está formalmente matriculado na IES. Os números de alunos matriculados no Brasil mais do que dobrou em dez anos.

Segundo a Secretaria da IES, o aluno evadido/desistente é aquele que formaliza documentalmente a sua desistência na Secretaria. O discente evadido/eliminado caracteriza-se no aluno que não justifica sua saída, tampouco a formaliza, sendo assim, eliminado do sistema de ensino da IES.

O que Paulo Freire quer nos dizer é que a classe dominante impõe o que deve ou não ser aprendido, apreendido e compreendido pelo povo. Tudo deve estar de acordo com a vontade dos poderosos. A massa deve sempre permanecer obediente e acomodada, seja por falta de conhecimento ou por imposição.

A evasão é o oposto da elisão fiscal – também conhecida como planejamento tributário. Este tipo de planejamento é essencial para que os empreendedores possam organizar suas finanças e obrigações de acordo com as leis e regulamentações vigentes.

Além de comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural dos indivíduos, o abandono escolar tem como reflexo direto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. As pessoas que não conseguem terminar os estudos, geralmente acabam ocupando cargos informais, de menor qualificação e remuneração baixa.

Significado de Vazão
substantivo feminino Ato ou efeito de vazar; vazamento. Escoamento, esgotamento: o túnel não dá vazão ao tráfego. [Figurado] Venda, saída, consumo: este artigo tem muita vazão.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos.

Entre os estudantes, a evasão escolar também era altíssima: apenas 15% dos matriculados na 1ª série conseguiam concluir o curso primário, às vezes depois de muitas repetências. Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema.