Qual a ideia de literatura para os clássicos?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os clássicos da literatura refletem a cultura de um povo ou de um período da história da humanidade. Seus autores são verdadeiros artistas, que se dedicam a trabalhar a linguagem de maneira única e a refletir sobre assuntos que sempre farão parte das nossas vidas.

Ler livros clássicos, além da oportunidade de ver de perto as histórias que marcaram e transformaram a literatura mundial, é também uma chance de conhecer e se aprofundar sobre outras culturas, épocas históricas, pontos turísticos e a subjetividade humana.

“Clássica é a obra que tem dimensão universal: consegue atravessar gerações, fronteiras e nacionalidades, sem perder as suas características.” O Que faz de uma obra um clássico? A palavra classico provém da Grécia Antiga para delimitar um período da cultura grega, por volta dos séculos V-IV a.

Os clássicos são, geralmente, aqueles livros que retratam a época em que foram produzidos. Embora descrevam cenários passados e condições típicas de um período, eles conseguem atravessar gerações por tratarem de assuntos atemporais. É comum encontrar histórias repletas de emoções, como ódio, amor, alegria e sofrimento.

Por clássico entende-se algo que não passa de moda, devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afetiva (carisma).

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da sociologia por criarem as primeiras bases dessa ciência. Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.

Ir aos textos clássicos também é um modo de pesquisa empírica, constitutivo da nossa experiência humana, num processo de crescimento e de amadurecimento pessoal. Portanto, realizar uma pesquisa que tenha uma função social é, da mesma forma, ajudar a construir uma sociedade melhor.

Os clássicos são obras literárias que foram escritas há muitos anos, mas ainda são relevantes para nossa vida moderna. Estudar os clássicos nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos e nos prepara para lidar com as questões atuais.

Estimula a criatividade
Disso você já sabe. Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro em estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.

A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição.

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

O Classicismo foi um movimento que fez parte do Renascimento, período no qual aconteceu a retomada das técnicas artísticas da Antiguidade. Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção.

A arte clássica ocidental é baseada nas proporções e na perspectiva do corpo humano. Esses princípios regulam tudo; de pinturas, esculturas e arquitetura.

Conheça as suas características
De modo geral, as obras do Classicismo são pautadas em: racionalismo; antropocentrismo (o homem no centro de tudo);