O que significa Flagio?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Imitação ou cópia fraudulenta.

Conheça cinco tipos de plágio e evite cometê-los na hora de produzir o seu trabalho acadêmico:

  1. 1 – Plágio Consentido. ...
  2. 2 – Plágio de Fontes. ...
  3. 3 – Plágio Direto. ...
  4. 4 – Plágio Indireto. ...
  5. 5 – Autoplágio.

Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito. Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial. O plágio é considerado crime, tipificado no código penal.

O site Plagium permite detectar se um texto foi plagiado pelo autor. A ferramenta grátis faz uma varredura online para identificar se aquele conteúdo foi copiado de outras páginas, tornando-se útil para reconhecer possíveis fraudes em trabalhos acadêmicos, documentos, artigos e textos em geral.

3) PLÁGIO É CRIME? SIM. A violação dos direitos aurorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal3, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado.

Como evitar o plágio acadêmico? Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

O plágio é um fenômeno que caracteriza uma fraude autoral. Surgiu na antiguidade (séc II a. C.), mas a concepção adotada hoje é resultado das mudanças nos processos editoriais e legislações autorais surgidas no início do séc. XVIII.

Não são plágios:
5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.

Uma forma eficiente de evitar problemas relacionados ao plágio é sempre citar as fontes. Por isso, não tenha receio em conceder os devidos créditos aos autores e pesquisadores originais.

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Plágio direto: ocorre quando há cópia integral do conteúdo de outra pessoa sem haver a citação do autor original da obra. Em linguagem de internet, seria o famoso "Control C+ Control V". Plágio indireto: ocorre quando há a apropriação de ideias e conceitos de outra pessoa de modo "discreto", por meio de reescritas.

Plágio parafraseado
Este é, segundo a Wiley, o tipo mais comum de plágio. Envolve pegar um texto de outra pessoa, fazer pequenas alterações nas frases, e usá-lo como seu. Mesmo que as palavras sejam diferentes, a ideia original permanece a mesma e ocorre plágio.

Plágio Mosaico: esse é o tipo de plágio mais comum. O Escritor não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada sentença ou levemente re- formula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original.

Detector de Plágios

  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. URL: http://www.plagius.com/s/br/default.aspx. ...
  5. Ephorus. URL: https://www.ephorus.com/pt/home. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

Softwares para detecção de similaridade e de plágio

  • CopySpider. O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos buscando identificar a existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. ...
  • Farejador de Plagio. ...
  • Grammarly. ...
  • Plagiarisma. ...
  • Plagium. ...
  • Plagius. ...
  • Turnitin.

Google Acadêmico
O Google “normal” pode não servir para um TCC, mas a sua versão acadêmica é ideal para isso. O Google Acadêmico (ou Scholar, em inglês) mostra informações importantes, como nome e tipo da obra, nome do autor e data de publicação.

Se você pegar um texto de outra pessoa e reescrever no seu trabalho acadêmico com suas próprias palavras, isso também é plágio! Além disso, o plágio no TCC é crime! Segundo o artigo 184, do Código Penal, o plágio no TCC pode levar a uma pena de até 1 (um) ano de detenção e multa.

Logo, o registro da obra não é obrigatório para garantir os direitos autorais. No entanto, é altamente recomendado realizar o registro. Embora a lei não obrigue, é por meio desse registro que vai ser possível comprovar a autoria e a data de criação da obra.