O que significa H+ e OH?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ácido – substância que libera íons H+ (prótons), quando dissolvida em água. Base - substância que libera íons – OH (hidróxido), quando dissolvida em água.

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.

[H+] = 2.10-5 mol/L.

Ácidos são compostos que pertencem à Química Inorgânica e caracterizam-se pela capacidade de liberar íons positivos (H+) em reações químicas (definição de Bronsted-Lowry).

O meio ácido é caracterizado pela presença de íons H+ gerados pela ionização (formação de íons). A facilidade com que os ácidos se ionizam em água e outros solventes é determinada pela força ácida. Os ácidos considerados fortes liberam H+ com maior facilidade.

A relação entre pH e [H+] pode também ser aplicada a [OH-], determinando o pOH de uma solução. O valor do pH varia entre 0 e 14, assim como o pOH. Estabelece-se também que pH + pOH é igual a 14. Quanto menor o valor do pH de uma solução, mais ácida é essa solução e vice-versa.

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Na escala de avaliação do pH, considera-se os valores de 0 a 14. O pH 7 é considerado o neutro, de 0 a 6 indica acidez máxima, e de 8 a 14 alcalinidade máxima.

Isso quer dizer que na água há uma produção de íons H+ e OH em igual quantidade. Dessa maneira, podemos concluir que a água é neutra.

pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.

Em casos em que o pH é menor que o pOH, a solução é considerada ácida. Assim, o pH < 7 e o pOH >7. Já em soluções básicas, o pOH é maior que o pH: o pH > 7 e o pOH <7. A soma do pH e do pOH dá 14 e a escala de pH é geralmente feita numa faixa numérica que vai de 0 a 14.

O pH é a sigla usada para potencial (ou potência) hidrogeniônico, porque se refere à concentração de [H+] (ou de H3O+) em uma solução. Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica.

Básicas: [H3O+] < [OH-]
No caso da água, a quantidade desses íons no meio é igual ([H3O+] = [OH-]), por isso, ela é neutra. Isso nos ajuda a entender melhor a escala de pH, que costuma ser usada entre os valores de 0 a 14, em temperatura de 25ºC.

O termo pH, que, por extenso, significa potencial hidrogeniônico ou (hidrogênio iônico), foi definido pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen com a finalidade de facilitar e avançar mais rapidamente nos estudos sobre a qualidade da cerveja.

De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

* Ácido é toda espécie química capaz de doar um próton (H+(aq)). * Base é toda espécie química capaz de receber um próton (H+(aq)).

A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.

O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40. O médico avalia o equilíbrio ácido-base da pessoa, medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue.

Uma das propriedades mensuráveis do sangue é o seu grau de acidez ou alcalinidade. Esse grau é indicado pela escala de pH, sendo que o 0 indica uma solução “fortemente ácida” e o 14 indica uma solução “fortemente alcalina ou básica”; o 7, no centro dessa escala, é considerado neutro.

O pH, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, cuja determinação é feita eletrometricamente com a utilização de um potenciômetro e eletrodos[3]. Os ácidos orgânicos presentes em alimentos influenciam o sabor, odor, cor, estabilidade e a manutenção de qualidade [2].