O que significa karabá?

Perguntado por: sbarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

feminino Espécie de cravo engastado de rubis e pérolas, com que as bailadeiras indianas enfeitam as orelhas. Etimologia (origem da palavra caraba). Conc. karaba.

Foi, justamente, o portador de tal sabedoria que veio desmistificar a personagem de Karabá, possivelmente, porque ele havia ultrapassado a idade onde os desejos carnais falam mais forte, podendo, desta forma, ver as coisas de maneira clara, tais quais elas são.

Sua mãe, então, lhe conta que a aldeia onde eles vivem é amaldiçoada por uma feiticeira – Karabá – que tirou toda a água e riquezas que eles possuíam e devorava todos os homens que iam tirar satisfações com ela.

A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino.

A bruxa tenta matá-lo por tal impertinência, ao que ele foge, mas ainda não se convence. Continua nesse intento até descobrir porque a bruxa é má. Um dia, Kiriku arma um plano com a ajuda da mãe, para visitar o sábio da montanha, para saber mais sobre Karabá.

Baseado em contos da África Ocidental, o desenho defende a superioridade da inteligência e da força moral e o inconformismo como únicas armas para enfrentar as dificuldades, sem espaço para mistificações.

A lenda de Kiriku não tem uma origem definida, mas a história ficou conhecida depois do filme franco-belga Kiriku e a feiticeira, produzido em 1998, pelo diretor Michel Ocelot. Ele morou na Guiné quando criança e achou a história que mostra uma criança superdotada, predestinada a salvar sua aldeia, interessante.

3-Porque a Feiticeira sentia tanto ódio e maldade? Esses sentimentos eram provocados porque colocaram um espinho nas costas dela e eles não conseguiam se livrar desse espinho. por isso ela descontava nas pessoas da aldeia.

Aqui temos o filme, o qual se passa na África Ocidental, em que nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou ...

O filme retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres.

Introdução à cultura africana com o filme "Kiriku e a Feiticeira"

Ele concretiza diversas ações que muitos adultos de sua aldeia não conseguiram: salva as crianças de serem raptadas, soluciona o problema da água com muita inteligência, usa diferentes estratégias, destacando-se um chapéu para se esconder e enganar a feiticeira e a luta com animais.

O sábio da montanha era avô de Kiriku. Por que Kiriku buscou seu colo?

Ou seja, a transformação depende de uma ação e não do acaso. O menino Kiriku corresponde a essa perspectiva na medida em que se confronta com a situação que exige dele uma atitude e, consciente disso, assume a direção do seu destino desde o nascimento.

Kiriku, procurou estratégias e encontrou como vencer a feiticeira, orientado, aconselhado pelo seu avo, na montanha, sobre o sofrimento de karaba e ele usando de esperteza conseguiu dobra-la, aliviando as dores dela, retirando o feitiço sendo libertada do mal.