O que significa lutar contra os moinhos de vento?

Perguntado por: dpimenta9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

"Lutar contra moinhos de vento" foi uma expressão usada por Miguel de Cervantes para descrever situações em que se cria uma percepção errada de um adversário ou de um cenário.

É compreensível por que o louco Quixote imaginou nos trinta ou quarenta moinhos verdadeiros gigantes. De perto, um moinho, com suas antenas e velas, chega a ter 13 metros de altura. Em funcionamento, com a força do vento e movimento de suas engrenagens, produz uma força comparável a um terremoto.

Sancho Pança

O episódio dos moinhos de vento se tornou a própria metáfora da loucura, o resumo da ópera de Dom Quixote. Nele, um louco cavaleiro investe sua lança contra as imensas pás rodantes de um moinho, tendo como testemunha o atônito e fiel escudeiro Sancho Pança que tentara em vão dissuadi-lo.

Dom Quixote nos ensina que a vida é perfeita do jeito que é; e que, com vontade, dignidade, persistência e pessoas certas ao nosso lado – como seu amigo Sancho Pança –, podemos mudar o mundo por onde todos pertencemos.

A nomenclatura mudou de novo e, no começo do século XX, Quixote era diagnosticado como portador de paranóia crônica, ou seja, mania de perseguição, mas com um componente de megalomania. O médico alemão Ernst Krestchmer tratava de correlacionar o tipo físico com a doença mental.

Embora os moinhos de vento fossem, sobretudo utilizados para a moagem de grãos, logo foram adaptados para movimentar serras, fabricar tecidos, espremer óleo, fazer cerveja, proporcionar força a forjas e esmagar a polpa para produzir papel.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Engenho de duas mós sobrepostas e giratórias, movido pelo vento, queda d'água, animal ou motor, usado para moer cereais; atafona. 2 por ext Edificação onde se acha instalado esse engenho. 3 por ext Dispositivo ou máquina que é usada para triturar qualquer coisa; moenda.

Mohamed Parrini

Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento: “Discussões pela sustentabilidade do setor ainda são muito simplificadas”

Depois de novamente montado e relativamente em condições de manter-se assim, Quixote decidiu: — Vamos para Porto Lápice. Lá encontraremos muitas e diferentes aventuras. Praticarei tantas ações de cavalaria que te sentirás o mais afortunado dos homens por poder testemunhar esses feitos.

Moinhos de Vento está localizado na região central na capital gaúcha. É um bairro muito valorizado devido ao padrão dos imóveis e também por causa dos inúmeros bares e restaurantes que se espalham pelas ruas arborizadas.

No livro, Dom Quixote representa o lado espiritual e nobre da natureza humana, o amor do honesto e do ideal, tão valorizado nos tais romances de cavalaria. Já o cavaleiro Sancho Pança, cheio de responsabilidades e preocupações, vivia num mundo oposto ao de seu amigo.

Resposta verificada por especialistas
DOM QUIXOTE é um VISIONÁRIO ele tem visões , está mentalmente doente , e na sua "LOUCURA " ao olhar para os "moinhos de vento "ele enxerga GRANDES E FEROZES GIGANTES . Já o servo e fiel escudeiro SANCHO PANÇA enxerga a realidade não são gigantes e sim MOINHOS DE VENTOS .

Dom Quixote é um herói épico improvável. Cervantes é muito inteligente em usar muitos dos elementos da narrativa épica, mas com um personagem principal que não é heróico.

Com o nome de Dom Quixote, ele achava que tinha a missão de salvar donzelas em perigo e lutar contra os inimigos pelo caminho. Abordando temas como a loucura e a amizade, Dom Quixote leva o leitor a pensar nos valores importantes da vida.

O narrador do QUIXOTE começa por apresentar um ponto de vista onisciente, ora em primeira, ora em terceira pessoa, mas tal foco dinamicamente se altera ao longo da narrativa, transformando-se o narrador em narrador de outro narrador e, finalmente, em tradutor de uma narrativa -Cid Hamete Benengeli.