O que significa me apeguei?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Apeguei vem do verbo apegar. O mesmo que: afeiçoei, simpatizei.

Aperreia vem do verbo aperrear. O mesmo que: abodega, molesta, arrelia, aborrece, enraivece, oprime, apoquenta, amofina, atormenta.

Amar é aceitar que mesmo que a pessoa não esteja com a gente mas que se ela estiver bem, tudo bem. O apego pode acabar sugando o seu parceiro o deixando infeliz e fazer você também infeliz pois pode acabar deixando de viver a própria vida para viver a do outro.

O amor é apaixonado; o apego é apático. É habitual dizer que a raiva é o sentimento mais próximo do amor e é por isso que quando acaba um relacionamento sente um ódio e uma raiva inexplicável. Quando é apenas apego sente ansiedade, irritação com o fim da relação.

verbo pronominal
Pôr-se (em algum lugar).

apego | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Pedi está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pedi. Pede está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele pede.

Significado de Aperreado
Que se aperreou; que foi apoquentado, atormentado, importunado. Que vive em dificuldades financeiras; sem recursos; apertado. Subordinado a outrem; que se sujeitou a algo ou alguém. [Regionalismo: Região Nordeste] Que está muito aborrecido, agoniado, angustiado.

“Não me aperreie, menino!”. Quem, no Nordeste, nunca ouviu uma frase assim? Usar “aperreado”, “aperreio”, no sentido de estar chateado, incomodado, em uma situação difícil, faz parte do vocabulário corrente dos nordestinos.

Aperrear” pode ser usado para se referir a cães, mas, no Rio Grande do Norte, a palavra é utilizada para mostrar que alguém está aborrecido, sendo sinônimo para “incomodar” e “atanazar”.

Sinais do apego emocional no relacionamento
A pessoa não suportar olhar para o(a) parceiro(a) interagindo com alguém que não seja ela própria. Ciúmes acima do normal. Incômodo ao perceber o(a) parceiro(a) deseja passar algum tempo com outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou amigas de longa data, ou familiares.

Transformação da paixão para o amor
Se você compreende as particularidades, os defeitos e mesmo assim continua gostando, respeitando e querendo o bem do outro, tendo sentimento de companheirismo, admiração, entre outros, é porque virou amor.

Apego pode parecer um sentimento possessivo e muito relacionado ao controle do outro, mas, na verdade, um de seus vieses é a manutenção do relacionamento. Os amores, sejam os relacionados à amizade, à família ou ao lado romântico, possuem o apego como característica em maior ou menor grau.

O apego ao passado prejudica a vida presente. A pessoa apegada espera os eventos ruins que vivenciou se repetirem, por isso, vive armada e na defensiva. Ela tem necessidade de se proteger constantemente, deixando passar oportunidades para crescer e se livrar de seus medos. É difícil ter essa percepção sozinho.

Um relacionamento de conexão é feito de troca, duas pessoas inteiras que compartilham. Enquanto uma relação de apego é composta de pessoas incompletas, que buscam no outro o que lhe falta, ou buscam, dar ao outro o que “acham” que o falta.