O que significa NaOH 50 %?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Hidróxido de Sódio 50%

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.

Quando em solução aquosa é considerado uma base forte e por essa característica é utilizado em diversos processos industriais, como fabricação de papel, tecido, sabão e detergente. Também é empregado na purificação da água e como reagente laboratorial.

Pesar 40 g de NaOH em um becker de 100 ml. Adicionar 50 ml de água destilada e agitar até completar a solubilização. Transferir quantitativamente para um balão volumétrico de 100 ml e completar o volume com água destilada.

Para o preparo de 250 mL de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) procede- se do seguinte modo: Pesa-se 40 gramas de NaOH sólido, dissolve-se em água destilada ou deionizada, coloca essa solução em um balão de 250 mL e completa seu volume até a marca de aferição com água destilada ou deionizada.

Para o preparo de uma solução de hidróxido de sódio a 10% m/v, deve-se colocar em um frasco 10 g de NaOH e, a seguir, adicionar o volume de água necessário para a obtenção de 100 mL da solução.

Exemplo: Uma solução de NaCl a 10% tem dez gramas de cloreto de sódio dissolvido em 100 ml de solução. Procedimento: Pesar 10 g de cloreto de sódio. Acicione a massa pesada para um cilindro graduado ou balão volumétrico contendo cerca de 80 ml de água.

A concentração percentual indica quantas partes em massa do soluto estão incluídas em 100 partes em massa da solução. Ou seja, é a quantidade de gramas do soluto em 100 g de solução.

O hidróxido de sódio (NaOH) aquoso, também conhecido como soda cáustica, é usado para processos industriais em diferentes concentrações. É tipicamente produzido em concentrações de 48,0 a 50,0 %p/p e pode ser facilmente determinado com um refratômetro Anton Paar.

Ao misturar a soda com água quente, os dois elementos entram em uma reação que pode ser pra lá de perigosa. Nós explicamos para você. Acontece que tal solução começa a borbulhar e, se quem estiver a manuseando, não estiver devidamente preparado e equipado, pode sofrer queimaduras na pele.

Procedimento 2: Diluição da solução de NaOH 0,1 mol/L
Medir, com o auxílio de uma pipeta volumétrica, 1,00 mL da solução de NaOH 0,1 mol/L. Transferir para um balão volumétrico de 100 mL. Completar com água até o traço de aferição. Agitar o balão para homogeneizar a solução.

Soda Cáustica Sólida (Soda em escamas)
Por ser mais forte do que a líquida, a soda cáustica sólida é a maneira mais indicada para realizar sabões caseiros.

Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.

HCl – 1,0M : Diluir 84ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. HCl – 0,1M: Diluir 8,4ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. Perigo! Forte oxidante.

Expressões da concentração de uma solução

  1. M = Número de mol do soluto / volume da solução (L)
  2. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  3. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  4. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%

O hidróxido de sódio é uma base com a seguinte constituição: NaOH. Essa base é comercializada e muito conhecida cotidianamente como soda cáustica, pois ela é altamente corrosiva, causando queimaduras graves em todos os tecidos animais.

A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. Como as quantidades de soluto e solvente são especificadas em unidades de medida diferentes, dizemos que existem tipos de concentração distintos.