O que significa no exame repetido e confirmado?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quando há resultados alterados para uma determinada contagem de elementos do sangue, o exame é repetido para confirmar a alteração. Se isso acontecer com as plaquetas, por exemplo, aparecerá no laudo: plaquetas repetidas e confirmadas.

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Principais indicadores do exame de sangue
Níveis baixos de glóbulos vermelhos podem indicar anemia, doenças renais e deficiência de ferro, por exemplo. Já os glóbulos brancos são analisados em cinco diferentes tipos de células. Níveis desregulados de cada um deles podem indicar diversas condições infecciosas.

Níveis normais de plaquetas
O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.

Estar com plaquetas baixas significa que a contagem de plaquetas no sangue está abaixo de 150.0000/mm³. Por outro lado, estar com plaquetas altas quer dizer que há mais de 450.000/mm³ desse componente. Essas alterações podem ocorrer por diversos motivos, como uso de determinados medicamentos ou a presença de um câncer.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Basicamente, os exames laboratoriais de rotina incluem o Hemograma Completo, ou seja, o Eritrograma (série vermelha), Leucograma (série branca) e as Plaquetas. Quando essas células estão abaixo do valor de referência, quer dizer que o seu sistema imune está fraco, mas não se engane!

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Proteína C-Reativa (PCR)
Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Os seus resultados de exames de análises laboratoriais podem ser retirados pela internet ou em qualquer unidade de atendimento do Exame Laboratório e Imagem.

A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.

- Leucemia; - Trombocitemia; - Doença da medula óssea. Os sintomas físicos de plaquetas altas costumam estar em torno à formação de coágulos sanguíneos e sangramentos.

Quais são os sintomas de uma baixa contagem de plaquetas?

  • Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca.
  • Hematomas após lesões muito pequenas.
  • Sangramento das gengivas.
  • Menstruações intensas.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.