O que significa oferenda de doces?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As grandes oferendas são, geralmente, compostas por comidas salgadas, vários animais e outros quitutes e os doces aparecem como um elemento extra, algo que é além do pedido, que ultrapassa a obrigação e reforça os afetos e a crença com e nos orixás.

É, simbolicamente, um tipo de sacrifício que se ritualiza nas missas e cultos cristão. Oferece-se aos fiéis a energia vital e espiritual de Jesus. No Candomblé a essência dos sacrifícios e das oferendas, como já mencionado, está na energia vital, tanto do alimento vegetal quanto do sangue animal.

Tanto o preparo quanto a oferenda são rituais que simbolizam a importância do alimento para os orixás, que têm preferências e quizilas (aquilo que o orixá não gosta) e são cultuados pelos praticantes do candomblé.

Maria Mulambo – Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc. Entidade muito relacionada ao luxo, ao brilho e tudo que se destaca.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Depois que a comunidade entrega ao sacerdote as oferendas da missa (pão, vinho e água) o sacerdote apresenta as oferendas a Deus Pai através da oração da apresentação das oferendas.

Será o dirigente ou zelador do terreiro que determinará quando, como e para qual Orixá ou entidade será destinada a oferenda.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.

As pessoas podem fazer oferendas, passar o dia, e o espaço tem área de lazer, vestiário feminino, masculino. Há variedade de comida nas oferendas. Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas.

Agradecer e se alimentar
No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar. “Nós oferecemos algo que faz parte da nossa vida.

Todas as religiões realizam oferendas. Os católicos dão a hóstia e o vinho; os judeus sacrificam um cordeiro na Páscoa; os orientais dão alimentos e objetos; ou seja, não são diferentes de ninguém.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

A Pomba-Gira surgiu no início do século XX, trazendo a figura de uma mulher independente. Em seus passes, essa entidade sugere banhos de ervas e aconselha seus visitantes. Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros.

Cobranças em sonhos, através de terceiros (como alguém te avisando que tem uma Pombagira perto de você), ou símbolos materiais como uma saia rodada, uma rosa, um incenso ou diversos outros elementos que estão relacionados à trabalhos em um terreiro, podem ser sinais.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

As diversas obrigações, os despachos, as oferendas, são meios que [...] usam para manter as entidades espirituais com boa vontade e dispostas a retribuir o que recebem. Cria-se uma relação vertical, com os homens esforçando-se para manter sempre aberto o canal de acesso para cima (BIRMAN, 1985, p. 54).

Quando se acende mais de uma vela e, todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes: erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido. Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito.

O rito permanece sendo realizado pelas religiões afro como forma de agradecimento e pedidos aos seus ancestrais e em homenagem a seus santos. A cultura branca e eurocêntrica foi quem desvirtuou a prática, para causar medo, terror e abominação e reforçar os preconceitos e discriminações contra os negros.