Onde colocar oferenda para malandro?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Coloca nos pés de malandros e Maria navalha e dizem ser oferendas. Eu jamais ofereceria isso a uma entidade. As oferendas tem que ser preparada por você com suas mãos, não ir num mercadinho comprou um salaminho colocou nos pés de Zé Pilintra ou de malandros.

As oferendas para os Malandros variam entre sardinhas fritas, farofa de carne seca, petiscos, churrasco, camarões, cravos para os homens e rosas para as entidades femininas.

7 de julho

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

A oferenda nada mais é do que um ato de amor e fé. Deve ser feita com respeito e devoção. Em cada etapa de sua elaboração, desde a escolha da fruta que será oferecida ao mimo com a qual se corta, até a forma de apresenta-la, em um alguidar de barro ou em folhas diretamente no solo.

Oferenda a Zé Pelintra

  1. 1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica.
  2. 1 vela branca.
  3. 1 copinho de vidro.
  4. 1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Que rouba e não cumpre a lei: 3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Malandros: Branca ou traçada branca e vermelha. Ciganos: Vela de Cera, ou de Mel ou Colorida na cor do arco-íris. Boiadeiro: Branca ou Amarela.

Considerados de uma regência bem mista, os Malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são de estrada -, podem aparecer também na Esquerda com regência de Exú – como o famoso Zé Pilintra -, e ainda se apresentarem na cura, com uma fitinha branca em seu chapéu sendo regidos por Oxalá.

Composição: Claudinho Inspiração / Roxinho / Tonho Magrinho.

É boêmio, vive de pequenos golpes, aprecia rodas de samba e não acredita no trabalho como um modo de vida; no entanto, é sensível e sentimental, além de galante, cavalheiro e um amante invejável. Obviamente, não existe uma "teoria da malandragem" que sustente e justifique ideologicamente esse comportamento típico.

O dia 7 de julho foi escolhido como a data para celebrar e destacar a importância da entidade, que é chefe da falange dos malandros.

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

No dia 28 de outubro é celebrado, pela Umbanda, o dia de Zé Pelintra. Zé Pelintra, entidade surgida na região Nordeste do Brasil, é incorporado em terreiros de Umbanda tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Entre as giras de Umbanda, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.