Onde posso deixar a oferenda?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

As pessoas podem fazer oferendas, passar o dia, e o espaço tem área de lazer, vestiário feminino, masculino. Há variedade de comida nas oferendas. Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas.

Pode-se colocar num Oberó, nos pés de Ogun, ou nas estradas, pedindo a Ogun que adoce os seus caminhos e suas estradas.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

A oferenda é feita para alcançar o mundo espiritual, onde o tempo passa de maneira diferente daqui do plano terrestre. Assim, é importante compreender que terminar sua oferenda em sete dias, por exemplo, não significa que ela irá fazer efeito logo em seguida.

Chutar macumba (na verdade oferenda) é um ato de desrespeito!

As tradições africanas que são reproduzidas nos cultos afro-brasileiros dos Candomblés preservam muitos ritos milenares, como por exemplo, o sacrifício e as oferendas. Tais práticas sempre foram comuns em muitas e diferentes religiões.

Em alguns mitos, Oxum é considerada a dona do ovo, tido como a maior célula existente. Oxum ainda tem o poder de encantar o ovo, por ser uma das herdeiras do Egbé Eléiye (sociedade dos pássaros das Ìyámi), e o aprecia em suas oferendas como é no caso do Omolókun (omolocum), que é uma comida enfeitada com ovos.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces.

A Lei do Axé não impede, no entanto, que a oferenda ou o despacho sejam recolhidos pelos serviços de limpeza urbana da cidade. "Oferenda não pode ser tratada como lixo, sendo alvo de multas.

“Em dias de festa para os santos, os escravos preparavam alimentações específicas, principalmente à base de doces. Depois dos ritos católicos, eles distribuíam essas guloseimas para as crianças.

Faça uma farofa de mel de abelha bem molhada e cubra esta roupa. Corte uma maçã em quatro partes iguais e coloque em cima desta farofa. Pegue duas penas de galo e finque-as unidas na farofa junto à maçã. Arrie esta magia na beira de um caminho próximo a uma encruzilhada pedindo com fé a Exu Olónan.

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

pode-se fazer uma vasilha com jornais dobrados, forrar com folhas de mamona e utilizar, use a sua criatividade! Leve um saquinho para ir jogando os lixos nele como as garrafas pet, embalagens plásticas e etc.