O que significa ponto falso?

Perguntado por: omoura5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O dispositivo para ponto falso é um método que promove o fechamento de feridas, em alguns casos, sem que haja a necessidade de suturas. Através de alta composição do material, o dispositivo para ponto falso também serve para proporcionar alívio ao paciente após a realização de ponto cirúrgico.

Antes de tomar banho, retire o curativo oclusivo e pode molhar e lavar bem sua ferida operatória com bastante água e sabonete, fazendo espuma. Depois do banho seque bem a ferida. O curativo chamado ponto falso deve ser mantido seco e trocado conforme seu médico orientou.

Os tipos de curativos

  1. Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
  2. Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
  3. Ataduras. ...
  4. Curativo líquido.

Atualmente, o dispositivo ponto falso é o substituto ideal para as suturas tradicionais. Afinal, tem como objetivo fechar feridas cirúrgicas não só na pele, mas também em tecidos, vasos sanguíneos ou mucosas.

O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose (aumento das fibras) exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

É importante que o curativo cubra bem a zona com os pontos. 9 – Nos últimos dias e quando a ferida suturada começar a fazer crosta e a pele estiver unindo, aconselha-se a não cobrir a ferida. As exceções para aplicar a compressa são quando tiver risco de esfregar na roupa, exposição a sujeira ou má evolução dos pontos.

Visando uma cicatrização eficaz, o ferimento precisa estar com curativo bem feito ou com Cola cirúrgica e protegido por cima, com bandagens cirúrgicas de algodão, para evitar o contágio de microrganismos e sujeiras.

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos. Lave as mãos e utilize luvas descartáveis ao entrar em contato com a ferida.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar.

Quando os pontos saem sozinhos, seja por algum trauma, como mastigação ou escovação incorreta, é preciso consultar o dentista responsável pela cirurgia urgentemente. Qualquer problema relacionado às suturas pode danificar o sucesso do procedimento cirúrgico realizado.

Planta da mão e do pé – 10 a 21 dias; Tronco – 21 dias; Dorso e ombro – 28 dias.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.

Feridas cicatrizam mais rápido em quem faz atividade física regularmente, apontou um estudo da Ohio State University (EUA). Os pesquisadores acreditam que há duas explicações: a primeira, o exercício dá um “up” na atividade do sistema de defesa do corpo. O exército de defesa participa ativamente da cicatrização.

Quais os sintomas da abertura de pontos?

  1. Inchaço no local;
  2. Dor intensa;
  3. Sensação de calor na região da ferida; sangramento;
  4. Sensação de calor na região da ferida; e/ou;
  5. Febre.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Se a ferida cirúrgica abrir, é importante manter o local limpo, protegido e procurar o seu cirurgião o mais rápido possível. Dependendo do tipo de cirurgia e da quantidade de pontos abertos, a deiscência pode se tornar grave.

(esparadrapo ou micropore) ou enfaixamento. O curativo deve ser mantido fechado por 24 horas. -se remover o curativo em seu próprio domicílio, lavar o local da ferida durante o banho e enxugá-lo com uma toalha macia sem esfregar. As feridas suturadas podem ser mantidas abertas após 24 horas do procedimento.

Embora você possa tratar algumas feridas em casa, você deve consultar um médico se:

  1. uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada.
  2. sangramento não para com pressão direta.
  3. sangramento dura mais de 20 minutos.
  4. sangramento é o resultado de um acidente grave.

"A maioria das áreas com algum corte profundo precisa ser suturada em até 8 horas. Membros inferiores, até antes, 6 horas. Já na face, por conta da grande vascularização e, consequentemente, chegada de muitas células de defesa que impedem infecções locais dá para segurar até 24 horas", acrescenta Ughetto.