O que significa quando o olho está tremendo?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra. O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.

De acordo com uma das tantas superstições que envolvem os olhos, se o nosso olho direito tremer isso significa que vamos ter muitas alegrias num futuro próximo, mas se for o nosso olho esquerdo, significa o contrário.

Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

O olho é um símbolo da percepção das coisas, entendido como o elo entre o mundo interior e o exterior – por isso, também é ligado à clarividência. Muitas doutrinas entendem que ele é capaz de liberar energias positivas e negativas; o “mau-olhado” e o “olho gordo”, na cultura brasileira, representam bem essa ideia.

Os olhos são como luz para o corpo. Por isso Jesus nos alerta sobre a importância dos nossos olhos serem protegidos do mal (Mateus 6:22). Os olhos são órgãos importantes do corpo, mas também podem apontar para aquilo que focalizamos ou que damos mais atenção na vida.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Dores e tonturas
É muito comum uma pessoa que esteja sob estresse relatar dores musculares, principalmente na região do músculo trapézio, o que fica abaixo do pescoço e entre os ombros. A grande correlação destas dores e o estresse é que os hormônios ACTH e Cortisol são também os hormônios do estresse.

As alterações físicas provocadas pela depressão e que levam à perda de peso são causadas, principalmente, pela falta de apetite, entretanto, o mau funcionamento do organismo também colabora para o quadro.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Normalmente, o olho grego é feito de vidro, com a cor azul, pois se acredita que o mau-olhado tem essa cor, portanto seria mais eficiente em não atraí-lo. O olho também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas, além de transmitir a paz.

Dentre os olhos mais comuns do mundo, os verdes estão entre os mais raros. Apesar disso, algumas regiões possuem uma alta concentração de pessoas de olhos verdes. Ainda que sejam raros em outros lugares, olhos azuis e verdes são tão comuns na Irlanda e Escócia que mais de 86% da população apresenta essa característica.