O que significa que o pedido está em trânsito?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

“Em trânsito” é um termo genérico, que pode indicar qualquer instante desde que o pacote deixa o depósito inicial, até à entrega final ao receptor. Ou seja, se o estado do seu pedido diz que a sua encomenda está em trânsito, tal significa que a entrega está em progresso normal, e que deverá recebê-la em breve.

Para saber se o seu produto foi ou não taxado, basta rastrear. Quando aparece a mensagem “Em trânsito para RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTAÇÃO BR”, é porque você vai ter que pagar imposto para pegar a sua encomenda.

A caminho - todos os pedidos que já foram enviados pelo vendedor e estão em rota de entrega para recebimento.

Não há um horário padronizado para que ocorram as atualizações no rastreamento dos Correios, uma vez que estas informações são lançadas manuamente pelos funcionários do orgão.

A ferramenta Rastreamento de Correios oferece informações oficiais sobre o trajeto das suas encomendas para que você possa se planejar para recebê-las. Para usar, basta inserir o código de rastreamento no campo de busca e acompanhar as etapas!

Utilizando o CPF ou CNPJ
Para realizar a consulta utilizando o número do CPF ou CNPJ é preciso fazer um cadastro no site dos Correios. Feito isto, ao entrar na página da empresa, basta digitar os números no campo “Acompanhe seu objeto”.

O aplicativo oficial dos Correios é, também, uma das melhores formas para rastrear as encomendas. Basta cadastrar os seus códigos de rastreamento para acompanhar o status da entrega, com a opção de receber notificações a cada atualização.

Agora, se o seu pedido estiver como “Fiscalização aduaneira finalizada” e com objeto em trânsito, significa que o produto não foi taxado e logo estará no destino de entrega.

DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito)– órgão executivo estadual, responsável, entre outras coisas, por toda documentação do veículo e do condutor e pela formação de novos condutores.

A encomenda é processada pela Receita Federal ainda em Curitiba, onde o fisco pode ou não liberar o pacote, com ou sem tributação. Depois, o objeto pode levar de 12 a 40 dias úteis para chegar até a residência do comprador, dependendo da modalidade de envio.

Segundo os Correios, as embalagens são armazenadas por até 30 dias. Após esse prazo, são devolvidos ao remetente. Por esse motivo, é importante acompanhar o rastreamento da encomenda. Dessa forma, caso o produto seja taxado, o consumidor poderá pagar a tarifa e assim receber a encomenda.

A demora acontece simplesmente porque não há funcionários suficiente para atender a demanda de pacotes que chegam de fora do país. Isso porque, nos últimos anos, o Brasil aumento em 400% o número de importações. Por isso, a encomenda pode ficar presa no setor por vários dias, semanas, ou até meses!

O tempo de entrega pode variar de 1 a 50 dias úteis, dependendo da natureza do seu pedido (local ou vindo do exterior), do parceiro logístico e quando seu pedido foi coletado por eles. Esse cálculo exclui os feriados e os dias não úteis do parceiro logístico. Para pedidos locais, normalmente o prazo é de 1 a 25 úteis.

Como eu acesso o rastreamento Shopee?

  1. Entre no seu perfil – clique em “Eu” no app;
  2. Veja todas suas compras em “Minhas Compras”;
  3. Clique no seu pedido e acompanhe as atualizações a partir do status “A Receber”.

As entregas são feitas pelos Correios, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas (horário comercial), e aos sábados até as 13:00 horas, exceto em dias de feriados locais e nacionais.

É comum que lojistas e clientes queiram saber até que horas os Correios entregam. Normalmente as entregas acontecem de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Sendo que algumas modalidades de frete, como SEDEX, podem ser entregues aos sábados.

O prazo para entrega via PAC é de 03 a 10 dias úteis. Obs: As encomendas enviadas por PAC tendem a ter um tratamento mais lento por parte dos Correios, o que pode fazer com que o código de rastreio demore mais de 1 dia útil para entrar no sistema de rastreamento.

Objeto em trânsito: indica que a mercadoria saiu da agência de postagem e está transitando para um Centro de Distribuição (CD) mais próximo da residência do cliente.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

A última etapa do rastreamento dos Correios é a de "Objeto entregue ao destinatário". Esse status indica que a encomenda já foi entregue ao destinatário final e que o processo de envio e a entrega foram concluídos com sucesso.

Inicialmente, todo vendedor que se cadastra na Shopee, possui o canal de envio dos Correios ativado. No entanto, já é possível utilizar transportadoras (como a Total Express, Loggi e Sequoia) para tornar o seu frete na Shopee mais competitivo.