O que significa Submetam-se a Deus?

Perguntado por: rresende3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na doutrina religiosa, de acordo com a bíblia sagrada cristã, o conceito de submissão faz referência ao temor e obediência que o crente deve ter perante Deus.

A submissão bíblica seria um sinal de igualdade baseado no amor. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Neste contexto interpretativo supracitado, o marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar, o cabeça.

Jesus deu o exemplo supremo de prontidão em fazer o certo e de submissão voluntária quando sofreu intensa agonia no Getsêmani.

A palavra sujeitar, aqui nesse caso, tem o significado de: subordinar-se, obedecer, submeter-se ao controle de alguém, tornar-se dependente ou submisso, assumir uma responsabilidade. É assim que temos que proceder para com o nosso Deus.

Obediência tem a ver com as nossas ações com relação à autoridade. Submissão tem a ver com nossa atitude para com estas autoridades.

Submeta vem do verbo submeter. O mesmo que: domine, subjugue, subordine, sujeite, controle.

Significado de submetido
Que está subordinado, subjugado, sujeito: sentia-se submetido aos desmandos do chefe. Que acatou as ordens de alguém ou se rendeu aos desejos de outra pessoa: submetido aos caprichos do chefe.

2 vinculada, vincular, dependente, subordinada, subjugada, assujeitada.

1 subjugação, dominação, conformidade, dependência, jugo, resignação, servidão, subordinação, sujeição, vassalagem.

Etimologia (origem da palavra submissão). A palavra submissão deriva do latim "submissio,onis", com o sentido de abaixar o tom da voz.

21 aSujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, amulheres, bsujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; 23 Porque o marido aé a cabeça da mulher, como também Cristo, a bcabeça da cigreja; e ele é o salvador do corpo.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

O princípio da submissão do Estado à ordem jurídica insere-se também na tradição do pensamento jurídico contratualista que culminou com o surgimento da ideia de Estado de Direito, quer dizer, de um Estado criador de normas jurídicas a elas próprias submetido, e que nelas se auto-limita.

A submissão é uma missão sob a missão do cônjuge, ou seja, uma missão compartilhada. O papel do marido é amar a esposa como Cristo amou a igreja, e o papel da esposa é dar suporte a seu marido para que cumpra esse desejo divino.

Submeter para sofrer alterações ou modificações.