O que significa Tê-lo?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

V. Possuir algo, ser dono de alguma coisa.

Exprime a noção de fim (ex.: telómero ). Origem etimológica:grego telos, -eos, fim, conclusão.

verbo pronominal
Parar, conter-se, deter-se, manter-se.

Em português, as contrações de lhes com o(s) ou a(s) são lho(s) e lha(s), ou seja, iguais às que resultam das contrações em que se integra o pronome lhe, no singular: «ofereci um livro ao Pedro» – «ofereci-lhe um livro» – «ofereci-lho»; «ofereci um livro ao Pedro e à Rita» – «ofereci-lhes um livro» – «ofereci-lho».

Qual a diferença entre os pronomes 'te' e 'ti'?
Pasquale explica que o pronome 'te' é átono, sem intensidade tonal. 'Tanto que normalmente esse 'te' é dito como 'ti'. É dai que vem a confusão', esclarece o professor. Enquanto 'ti' é um pronome tónico e sempre é regido por uma preposição.

suyo {pron.}

Palavras que rimam com Tê-la:

  • Mantê-la.
  • Recebê-la.
  • Perdê-la.
  • Protegê-la.

Resumo: quando usar “te” e “lhe”
Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te). Ademais, utilizamos o pronome “lhe” para substituir termos preposicionados, ou seja, ele exerce a função de objeto indireto.

Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.

Na tarde deste sábado (28/05), o cantor Michel Teló, de 41 anos, publicou um vídeo em suas redes sociais revelando que testou positivo para a Covid-19. O sertanejo tranquilizou os fãs afirmando que se sente bem, e que está apenas com alguns sintomas leves da doença, como dor de garganta e febre relativa.

Foto: A diferença entre os filhos de Michel Teló e Thaís Fersoza, Melinda e Teodoro, é de menos de 1 ano - Purepeople.

O verbo ter é um verbo irregular utilizado como auxiliar.

Tenha vem do verbo ter. O mesmo que: possua, obtenha, adquira, desfrute, detenha, mantenha, guarde, experiencie, efetue.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.