O que significa ter dó?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

1 Sentimento de pena que se nutre em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; compaixão, comiseração, lástima. 2 Muita tristeza, mágoa em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; pesar.

O que é sentimento de pena? Pena é o sentimento que as pessoas têm quando presenciam outra pessoa numa situação de sofrimento. É um sentimento comum à maioria das pessoas, que se sentem tristes ao verem alguém em uma situação delicada. Pena pode ser sentida em relação a outras pessoas ou a si mesmo.

Geralmente a pena está relacionada com um sentimento de culpa carregada pelo indivíduo. É completamente natural que o indivíduo sinta pena ao presenciar o sofrimento de uma pessoa querida e, muitas vezes, esse sentimento também pode ser despertado até por pessoas que nem ao menos são conhecidas.

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está do lado de quem sofre, de quem chora e é humilhado, de quem realmente solta as lágrimas na vida. É Ele quem vem em nosso socorro, em nosso auxílio, porque Ele é o bálsamo para a nossa alegria e para os nossos sofrimentos.

O sentimento que é exprimido por um misto de pena, pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém.

Quem sente dó, às vezes sem perceber, se percebe como melhor, mais capaz. Por consequência, se o outro é inferior, ele é incapaz de crescer, aprender, desenvolver outras habilidades.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

O ódio pode surgir das crenças e preconceitos que temos, de conflitos entre grupos e dos problemas econômicos, ou das turbulências e promessas políticas que frustram as pessoas.

Sentir pena de si mesmo pode funcionar como um alerta de que necessita implementar mudanças positivas em sua vida. Isso se deve ao fato de que a insatisfação e o desapontamento pessoal tendem a desembocar em um processo de intensa autoavaliação e reavaliação.

Aflição, tormento. No campo da religião, acepção semelhante à do Houaiss. Penitenciado, no Aurélio, diz-se de ou daquele a quem se cominou a pena de penitência.

2 penalidade, multa, corretivo, lição, sanção, punição, condenação, castigo, coima. Sofrimento: 3 martírio, expiação, aflição, penitência, sofrimento, suplício, tormento.

raiva

A vida toda escutei as pessoas falando que o pior sentimento que se pode ter por alguém é a raiva. Dizem os mais entendidos que sentir raiva faz mal para o coração, fígado e para a alma, mas se aquela pessoa de quem sentimos raiva morre, nada muda. Para muitos, a tristeza é um sentimento ruim.

Quem sofre de complexo de superioridade, na verdade é uma pessoa muito insegura. Por mais que ela afirme o contrário, esta pessoa duvida de sua própria capacidade e das suas competências. Se sentir superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar o seu sentimento de inferioridade.

Ele só não permite que nenhuma dor, enfermidade e tormento dessa vida nos tire do Seu coração, que tire nossa paz e comunhão com Ele. Na dor, na enfermidade, no sofrimento ou no tormento da vida, a comunhão com Deus nos põe em sintonia com o Céu! Deixemos, permitamo-nos ser tocados, curados e cuidados.

Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus. Às vezes, é difícil crer que Ele tenha nos dado emoções como a dor e a ira, mas foi Ele que nos deu essas emoções também. A dor também pode ser uma bênção.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.

O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

"O amor real conta com altos e baixos, apesar disso se escolhe estar com a pessoa. Carência é uma inflamação do coração mostrando que há algo errado com você, é uma disfunção da nossa identidade.