O que significa ter raiz na Bíblia?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 19 de março de 2024
4.6 / 5 15 votos

Quando a Bíblia diz que Jesus é a Raiz de Davi, isto significa que nele se cumpre verdadeiramente a promessa de governo dos povos feito à casa de Davi. Além disso, a expressão “Raiz de Davi” também aponta para a eternidade do Filho de Deus.

"Só quem Tem Raiz fala de resiliência, perseverança e fé. É baseada em Salmos 92:12, quando o salmista nos compara ao cedro do Líbano, cujas raízes crescem mais que seu tronco a ponto de alcançar os lençóis freáticos da terra.

Tem origem no nome hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". Davi foi o mais famoso rei de Israel, que reinou durante o século 10 a.C. Ele foi responsável pela expansão da sua nação.

Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Continuem crescendo no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na fé, como foram ensinados. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão.

Quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento. Provérbio Chinês.

Significado de Raízes
Raízes é o plural de raiz. O mesmo que: princípios, causas, radicais, temas, começos, elos, fundamentos, germes, ligações.

A raiz é o morfema nuclear de uma palavra, denominada como o elemento básico que expressa sua base significativa, sendo também sua unidade irredutível. Ou seja, não pode ser dividida. Dessa forma, a raiz é o componente comum a todas as palavras que pertencem a uma mesma família.

As raízes são estruturas, geralmente subterrâneas, que fixam o vegetal no solo e também absorvem água e sais minerais. Na ponta das raízes encontramos uma estrutura rica em células, chamada de coifa. As células da coifa têm a função de proteger aquela parte da raiz.

As raízes profundas que eles enterram no evangelho irão sustentá-los durante toda a vida e toda a eternidade. A Igreja necessita de mais missionários, muitos mais, inclusive casais, para cumprir a incumbência de proclamar o evangelho “a todas as nações, tribos, línguas e povos.”

As plantas que não possuem raízes recebem o nome de epífitas. As plantas epífitas são aquelas que apresentam desenvolvimento sobre outras plantas sem provocar qualquer prejuízo a mesma. Ou seja, são aquelas que vivem sobre outras plantas sem a ocorrência de parasitismo.

O texto mais conhecidos mais conhecido onde aparece a expressão “raiz de amargura” está registrado em Hebreus 12:6, onde lemos: Tendo cuidado de que ninguém seja faltoso, e se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Na Bíblia, Jesus Cristo é muitas vezes mencionado como Filho de David, ou seja, Rebento de Jessé. Este mito bíblico é encontrado no Livro de Isaías que profetiza que do tronco de Jessé brotará "um rebento e das suas raízes sairá um renovo que dará fruto".

Davi tinha o coração de Deus. É o que muitos não entendem e pensam que é ser perfeito ou bonzinho demais… não. O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus.

A chave de Davi significa o acesso ao Reino de Deus e à vida eterna. A Bíblia revela que Jesus é aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá (Apocalipse 3:7). Nesse sentido, a figura da chave é símbolo de poder e autoridade.