Qual é a profundidade da raiz de uma palmeira?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

Corte de raiz
Os cortes das raízes devem ser sempre limpos. Deve-se começar a cortar a pelo menos 3 pés de distância do tronco da sua planta. Além disso, os cortes de raiz podem variar de acordo com o tipo de palmeira, mas eles devem ser feitos com muito cuidado para evitar acidentes.

No caso das palmeiras imperiais, a expectativa de vida, que é de 150 anos, poderia ser ampliada em cerca de cinco décadas, se contassem com cuidados especiais. - É preciso investir mais, principalmente em área de aléias maiores, que correm o risco de perder elementos de seu conjunto paisagístico.

Resposta: Prezado Merces, é sabido que as árvores ideais para plantar próximo às piscinas e outras estruturas, como muros, são as palmeiras, visto que elas tem raízes fasciculadas (ou em cabeleira), que não são agressivas, não ficam lenhosas e geralmente estão apenas nos primeiros 30 cm de profundidade do solo ( ...

Enquanto a planta tem apenas cinco centímetros, suas raízes já possuem um metro e meio de profundidade. O cedro do Líbano cresce primeiro onde ninguém pode ver, mas depois pode chegar a atingir até 40 metros de altura.

Não são consideradas árvores porque todas as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco (crescimento secundário), que produz a madeira e tal não acontece com as palmeiras.

A palmeira precisa de muita luz, mas não deve ser exposta ao sol direto. A iluminação ideal é a luz do dia, filtrada pelas folhas das árvores. O substrato ideal para a palmeira é rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa opção é a mistura de areia grossa, terra vegetal e húmus.

Conforme explica a pesquisadora da APTA Regional, as palmeiras têm usos bem estabelecidos principalmente no paisagismo (buriti e butiá, por exemplo) e na produção de alimentos (palmito, frutos e óleos). Seus subprodutos encontram, ainda, espaço em diferentes segmentos industriais.

Corte as folhagens marrons e mortas, bem como a maioria das verdes e saudáveis, deixando uma pequena quantia de folhas no topo da árvore. A poda excessiva da árvore com esse método reduzirá o crescimento, mas também a deixará vulnerável a doenças, bem como enfraquecerá o tronco.

Guiomar, Você não pode tirar as palmeiras, pois é crime ambiental. Tem que solicitar à prefeitura de sua cidade e informar o motivo e eles é que dirão se é possível ou não.

Normalmente podar uma palmeira varia entre R$ 300 e R$ 2.000.

Palmeira imperial
Devido à sua imagem de realeza que transmite um ar de “poder”, bem como pela sua imponência (chegando a medir até 40 metros de altura), essa espécie de palmeira é muito valorizada e utilizada no paisagismo de praças e jardins botânicos.

O método de plantar palmeira no chão é semelhante ao cultivo no vaso. Ela vai precisar de muito sol e umidade. Então, escolha um local que permita que a planta cresça e se desenvolva de forma saudável.

A planta pode chegar a 40 metros de altura e deve ser utilizada em grandes construções, como condomínios residenciais e fazendas.