O que significa vela branca na encruzilhada?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Branca: Para pedir proteção ou canalizar energias. A vela branca é usada para firmar o anjo da guarda e ou para substituir qualquer outra situação na falta de outra vela, já que o branco é a mistura de todas as outras cores.

Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção. Ao terminar, apague a vela, coloque o que restou dela dentro do pote e guarde-o em um local que ninguém mexa pelo tempo que achar necessário.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Se há caminhos, movimentos e encruzilhadas ali está Exu. Exu, o orixá que está mais próximo do homem. Aquele que é o mensageiro entre a humanidade e os orixás.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Todo exu aceita vela branca.

A Pomba-Gira Rainha das 7 Encruzilhadas também é conhecida no sudeste do país como “Dona 7” se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, iteligente e culta.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

A pombagira, assim como as demais entidades (espíritos) da umbanda, pode pedir que o consulente faça uma oferenda de flores ou alimentos ou que tome um determinado tipo de banho, sempre visando a ajudar na resolução dos problemas pessoais do consulente.

Maria Padilha

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

“A gente não pode esquecer que é um produto tóxico. Então, o ideal é colocar a vela sempre em um ambiente bem ventilado”, conta. Por ser tóxica, é preciso sempre estar atento ao lugar onde a vela será acesa.

Ritual para pedir proteção a Maria Mulambo
Consiga um pratinho de barro (alguidar), uma garrafa de cidra (mantenha a garrafa fechada), três velas vermelhas e rosas vermelhas em número ímpar (1, 3, 5 ou 7).

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Para ter a proteção de Exu, forre um prato de papelão com folhas de amoreira. Cozinhe feijão vermelho com orógbó ralado no azeite de dendê. Coloque o feijão por cima das folhas e arrie numa encruzilhada de terra.

No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes.