O que significa venda de bem do ativo imobilizado?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Nesse caso, se o valor da venda for maior que o valor contábil, haverá o ganho de capital, e por isso será necessário realizar o Programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP) para recolhimento do imposto de renda sobre o ganho do capital.

Se a sua empresa tem um ativo imobilizado para vender, seja ele totalmente depreciado ou não, é preciso usar o CFOP 5551 para caracterizar essa transação em uma nota fiscal.

ICMS – Saída de bem do ativo imobilizado – Empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico. I. Considera-se transferência a operação de que decorra a saída de mercadoria ou bem de um estabelecimento com destino a outro pertencente ao mesmo titular (artigo 4º do RICMS/2000).

Os bens imobilizados são aqueles utilizados no exercício da atividade-fim do empreendimento. Esses bens são, necessariamente, tangíveis. Ou seja, precisam ser palpáveis para se enquadrar nesta categoria. Estes bens fixos fazem parte do ativo imobilizado do empreendimento.

Ativo Fixo também pode ser conhecido como Ativo Imobilizado, uma vez que eles referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro.

b) Existe a expectativa de sua utilização por período superior a um ano; c) Expectativa da empresa ter benefícios econômicos em decorrência da sua utilização; d) O custo do ativo possa ser medido com segurança.

O que é o ativo imobilizado? Todos aqueles bens que uma empresa possui e que são essenciais para o seu funcionamento e manutenção formam o ativo imobilizado da companhia. São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria.

Você pode identificar um ativo imobilizado ao considerar duas características que fazem parte do Regulamento do Imposto de Renda: Os bens devem possuir valores singulares que excedam a margem de R$1.200. 00. O período de vida útil tem de ser superior ao prazo de um ano.

Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.

O que é venda de ativos de uma empresa? A venda do ativo pode aquecer a economia do seu negócio, mas deve ter suas precauções. Em suma, a venda do ativo pode ser traduzida como a recolocação de um ativo no mercado, como veículos de frotas e maquinários.

Acesse a tela Ativo Imobilizado, Cadastro de Bens. Ao abrir, escolha o bem que deve ser baixado e clique no botão Baixas. Informe se a baixa será total ou parcial, a data da baixa, motivo da baixa, valor da baixa e grave. Se for uma baixa parcial, também habilitará o campo valor do bem parcial e valor da baixa.

O ganho de capital com venda de ativo imobilizado pode acarretar a incidência de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Ao cuidar bem do ativo imobilizado é possível barrar perdas em caso de furtos, por exemplo. A adoção de revisão periódica também pode evitar desvios de bens. Por isso, a otimização dos gastos pode até gerar receitas por meio de ativos que estavam parados ou que estão obsoletos.

O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.

Portanto, o ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos tangíveis (corpóreos) necessários à manutenção das atividades da empresa, cuja sua vida útil seja maior ou igual a 1 ano.