O que significava a serpente para os egípcios?

Perguntado por: egodinho9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A imagem das serpentes no Antigo Egito eram muito bem utilizadas pelos egípcios e principalmente pelos faraós. São considerados um amuleto de proteção, e possuidores de uma poderosa energia que é capaz de bloquear energias negativas de pessoas e ambientes.

24Segundo antiga tradição, atestada pelo menos desde fins do século I, a serpente foi o corpo usado por Satanás para entrar no Éden, aproximar-se de Eva e depois engravidá-la. Ou seja, o anjo caído, mais do que o réptil, é o parceiro da mulher na cena46.

Para não ser presa e executada pelos oficiais romanos, Cleópatra preferiu dar cabo de sua vida. Deixou-se picar, em seu quarto, por uma cobra. Uma naja, segundo versões.

“Serpente de Faraó” é o nome dado a uma experiência clássica de Química em que se queima o tiocianato de mercúrio (Hg(SCN)2). A partir de uma pequena amostra, começam a crescer estruturas semelhantes a uma cobra de cinzas.

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Diferentemente do que é sugerido nas representações cristãs, a serpente (``nahash"), termo que significa ``brilhante" e que pode ser associado a ``bronze" (``nehósheth"), não é, por definição, no texto hebraico, um ``ente diabólico".

A serpente na Grécia
Na Grécia antiga a serpente era associada a Asclépio, o deus da cura. Segundo a mitologia grega, ele era filho do deus do Sol e da Sabedoria, Apolo, e da ninfa Corônis. Seu nascimento foi doloroso. Ele nasceu do meio do fogo, do ventre da sua mãe morta.

Para você conseguir compreender melhor o que as diferencia, é simples: a serpente é um grupo de animais do qual a cobra faz parte. Ou seja, pode-se afirmar que as cobras são uma subcategoria dentro da grande família das serpentes.

O sonho com serpente pode ter diversos significados, até mesmo, com o fato de ser simbólica para as religiões cristãs já que essa enganou e tentou Eva a comer o fruto proibido. Assim, ao longo da Bíblia, as passagens retratam a cobra com o significado negativo, desde falas retratas de Jesus até simples expressões.

Asclépio, ou Esculápio, a princípio, provavelmente foi venerado como deus das regiões inferiores e aparecia sob a forma de uma serpente, a quem eram oferecidas as oferendas. Posteriormente Asclépio é representado em várias esculturas segurando um bastão com uma serpente em volta.

A naja-egípcia era representada na mitologia egípcia pela deusa (com cabeça de cobra) Meretseguer. Uma naja-egípcia - sob a forma de o ureu representando a deusa Uto - era o símbolo de soberania para os faraós, que a incorporou no seu diadema.

O gato do Egito foi reverenciado por diferentes razões. Apesar de cães serem valorizados por sua capacidade de proteger e caçar, os gatos eram considerados os mais especiais. Isso pois os egípcios acreditavam que os bichanos eram criaturas mágicas, capazes de trazer boa sorte às pessoas que cuidavam deles.

Cleópatra nasceu em Alexandria, em 69 a.C. Era filha de Ptolomeu XII, sendo parte da dinastia ptolomaica. Era culturalmente grega, sendo que o grego era o seu idioma nativo. Foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C, sendo também a última governante dessa civilização.

Uraei ou Uraeuses; do língua egípcia jrt) é o adorno em forma de serpente usado nas coroas de deuses e faraós do Antigo Egito como símbolo de soberania. Segundo um dos Textos das Pirâmides, deus Gebe deu à cobra do faraó o direito de ser a mantenedora legítima do trono do Egito.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

Jörmungandr, na Mitologia Nórdica, é um enorme monstro, também conhecida como a Serpente de Midgard ou Serpente do Mundo, é uma serpente marinha e o filho do meio de Loki - Deus da Trapaça - e da giganta Angrboða.

Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio. Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados.

Um bom exemplo disso é a história das “serpentes ardentes” — ou seja, serpentes venenosas — que perturbavam os israelitas enquanto estavam no deserto.

A serpente (Lúcifer) engana Eva — Eva e depois Adão comem do fruto proibido — A Semente da mulher (Cristo) ferirá a cabeça da serpente — Explica-se o papel da mulher e o do homem — Adão e Eva são expulsos do Jardim do Éden — Adão preside — Eva torna-se a mãe de todos os viventes.

Neusta admite significados mais literais como 'ferro' e 'feita de bronze', mas também existem outras acepções possíveis que fornecem uma leitura mais metafórica do nome, é o caso de 'resistente' ou ainda 'firme', ressaltando a virtude de saber se defender das mais variadas maldades que acometem o mundo com a ajuda ...

Neustã, no original hebraico “de cobre”, foi o um nome de desprezo dado à serpente que Moisés fizera no deserto (Números 21:8), e que Ezequias destruiu porque os filhos de Israel começaram a considerá-la como um ídolo e “lhe queimar incenso”.