O que substitui a reposição hormonal?

Perguntado por: aramos5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.

O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.

De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias.

Alimentos como espinafre, alface, rúcula e brócolis são ricos em ácido fólico, folato e vitamina B9, responsáveis por melhorar a ovulação. Por isso, é muito importante incluir vegetais verde-escuros na dieta.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

FEMOSTON® 1/10 é indicado para mulheres que se encontram na perimenopausa, que não menstruam há pelo menos 6 meses, ou em mulheres na pós-menopausa. FEMOSTON® 1/10 é indicado para: Aliviar os sintomas ocorridos durante a menopausa. Durante a menopausa, a quantidade de estrogênio produzido pela mulher diminui.

Os principais fitoterápicos utilizados no climatério são comumente conhecidos como fitoestrogênios. O Ministério da Saúde recomenda: Glycine Max, Trifolium pratense e a Cimicífuga Racemosa (lembrando que no caso da última, deve ser ingerida mediante prescrição médica).

Exames necessários
Não só para iniciar a reposição hormonal, mas como medida preventiva, devem ser feitos periodicamente exames clínicos, além de mamografia e ultrassonografia, tanto para a mama como para o ovário, o útero e o endométrio. Também é recomendado a densitometria óssea.

Geralmente, mede-se o estrogênio através de exames de sangue, embora também seja possível testar através da urina, saliva e até via líquido amniótico. Por outro lado, a deficiência nos níveis de estrogênio pode ter diferentes causas, porém a mais comum é a chegada da menopausa, quando a mulher para de ovular .

Já a sua deficiência causa alteração do humor com sintomas depressivos, fogachos, ciclos menstruais irregulares, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, ganho de peso e ossos mais fracos.

Algumas formas de fazer a reposição hormonal na menopausa é utilizar plantas medicinais, como Erva-de-são-cristóvão ou agnocasto, que ajudam a equilibrar os níveis hormonais e aliviar os sintomas como ondas de calor, suor noturno ou ansiedade.

A amora negra é rica em flavonoides, favorecendo muito não só nos sintomas da menopausa, como nos da TPM. Ele tem ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante, diurética, sendo um importante repositor hormonal de estrogênio.

Diminui os sintomas da TPM e menopausa
O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.

Na pré-menopausa, por exemplo, sintomas como a irritabilidade e a insônia acontecem exatamente por conta de uma diminuição abrupta de hormônios como progesterona e estrogênio e, como o inhame ajuda na produção desses hormônios, esses efeitos acabam sendo amenizados.

A ação da diosgenina, presente nos fitormônios (hormônio vegetal) do inhame, facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino, diminuindo a chance de cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias.

Inhame pode ser tratamento natural dos sintomas da menopausa, sugere nutricionista

  1. Algumas sugestões de consumo:
  2. Chá de inhame.
  3. Modo de preparo: Leve a casca já lavada e higienizada com a água em um bule para chá e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe em infusão até esfriar. Sirva em seguida coado.