O que sustenta o casamento?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Amor, paixão, fidelidade, cumplicidade, companheirismo, afeto e carinho são alguns dos ingredientes mais importantes para a união de duas pessoas em um casamento. Para ser completo, o matrimônio ainda necessita que um nobre sentimento esteja presente diariamente na vida do casal – a amizade.

A segurança e a confiança são fundamentais para uma união duradoura. Suporte e entendimento Apoio e compreensão são bases de uma relação de sucesso. Você faz um esforço para apoiar e compreender o parceiro? Amor incondicional O amor verdadeiro deve ser sem condição.

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.

Dêem as mãos - Quando um casal está de mãos dadas, isso significa uma enorme sintonia entre os dois. Falem sobre assuntos em comum - Nada melhor do que falar de assuntos que sejam compatíveis com os dois, isto vai fazer com o assunto acabe por surgir com mais naturalidade e não exista tanto tempo morto.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Você costuma apagar e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos ou histórico do navegador para que seu parceiro não veja? Quando o relacionamento está passando por uma fase difícil, é tentador buscar emoção em lugares proibidos. Acontece que manter segredos cria divisão e aumenta a desconexão entre o casal.

Carinho e admiração formam a base de um relacionamento forte. Às vezes as tensões da vida e do casamento fazem com que vocês não sejam afetuosos um com o outro. Gottman sugere falar sobre os primeiros dias do seu relacionamento e como vocês se conheceram e se apaixonaram.

Como vimos anteriormente, os pilares que sustentam o relacionamento são constituídos pelo AMOR, SEXO e DINHEIRO, e por último e não menos importante temos o 4° pilar: a FAMÍLIA. Sabemos que muitas pessoas casam por amor, outras por sexo, outras por dinheiro, mas também casam para formar uma família.

Deus considera o casamento um acordo entre marido e mulher, bem como um compromisso entre o casal e Ele. Ele espera que nos dediquemos ao relacionamento e reconheçamos nossas responsabilidades, nossos deveres e nossa lealdade ao cônjuge e a Deus. As escrituras podem nos ensinar como fazer isso.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

Os quatro passos a seguir podem ajudar a fortalecer o relacionamento com seu cônjuge e a edificar um casamento bem-sucedido.
...

  1. Inicie com uma oração. ...
  2. Decidam juntos. ...
  3. Avaliem a si mesmos. ...
  4. Abordem as questões difíceis. ...
  5. Mantenham um clima positivo. ...
  6. Persevere. ...
  7. Conclua com uma oração.

Quando ameaçamos o outro falando de separação ou começamos a fantasiar com a ideia de viver com outra pessoa, estamos destruindo o nosso casamento em sua raiz. Em um casal saudável, o compromisso mútuo é sempre maior que as suas divergências e falhas.

Amor, respeito, carinho e admiração. Esses são alguns dos ingredientes que sempre estão presentes no dia a dia de casais felizes. Alguns hábitos simples, como dar um beijinho de bom dia ou ouvir o que o outro tem a dizer podem fazer toda a diferença na hora de construir um relacionamento sólido e saudável.

Afinal, relacionar-se, em algum momento, também significa “ralar”, encontrar nossa própria sombra. É, ainda, um caminho de evolução que pode ter suas partes doloridas. Algumas das maiores forças que empurram um relacionamento para o ralador são: apego, vitimização e projeção.

Regras para um casal viver bem
Respeito: o respeito é a base de qualquer relacionamento. Sem respeito, não há amor. É importante que vocês se respeitem mutuamente e também dêem espaço um para o outro. Comunicação: a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

Crises são comuns durante o casamento, sendo que as dos 3, 7 e 11 anos têm características distintas dentro da vida do casal! Aprenda a reconhecer os sinais e a resolver seus conflitos através dos esclarecimentos de duas grandes especialistas!