Qual a temperatura no espaço fora da Terra?

Perguntado por: lhipolito2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Mais especificamente, a onda infravermelha migra dos objetos mais quentes para os mais frios, agita as moléculas dos lugares onde chega, e os aquece. Ou seja, quando a radiação infravermelha atinge nossa atmosfera — camada de gases que envolve nosso planeta — ela aquece o ar.

Qual a temperatura do universo hoje? A temperatura no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus na escala Celsius.

O asteroide 24 Themis, recriado na concepção artística ao fundo, está coberto por uma camada de gelo e tem sinais de moléculas orgânicas. É a primeira vez que água congelada é detectada num asteroide, um tipo de corpo celeste considerado extremamente seco.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Existe vento no espaço? Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

O lugar mais frio do universo é a Nebulosa do Bumerangue, o objeto mais frio já encontrado até agora. Ela está localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus.

Os pesquisadores sugeriram que os átomos de oxigênio se ligam muito fortemente à poeira estelar. Com isso, esses átomos não podem se ligar uns aos outros, e a molécula de oxigênio O2 não pode ser formada.

Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde: "A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.

Os cientistas verificaram que é impossível reduzir a temperatura de qualquer substância a um valor inferior a -273º C (o zero absoluto). O físico inglês lorde Kelvin propôs uma escala termométrica, que leva o seu nome. Tal escala tem origem no zero absoluto, usando como unidade de variação o grau Celsius.

Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius.