O que tomar para desinflamar a cesárea?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Para cicatrizes de cesárea inflamada normalmente são receitados:

  • Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida, diclofenaco ou ibuprofeno.
  • Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador.
  • Antibióticos: cefalexina (apropriado para amamentação).

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Os remédios anti-inflamatórios são muito recomendados após procedimentos cirúrgicos, para alívio de dores e desconfortos pós-operatórios e ajudar na recuperação do paciente.

Higienização dos pontos da cesárea
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

Fazer exercícios leves
A partir do segundo dia após o parto, já se recomenda fazer caminhadas leves por 5 minutos diários para ajudar na recuperação. Cerca de 6 semanas após a cesárea já é possível fazer atividade física leve e sem impacto, como caminhadas mais longas, desde que seja liberado pelo médico.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Confira 4 chás que auxiliam a cicatrização e que são super fáceis de encontrar em casas de ervas naturais ou supermercados:

  • Camomila. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

É normal a área da cicatriz da cesárea ficar inchada? É comum que a área fique inchada, sim, por, pelo menos, 15 dias. “A área vai ficar inchada não pelo corte, mas pela manipulação local.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos. É importante também sempre respeitar as dores, limitações e parar de fazer qualquer tarefa que gere incômodo ou dor.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Como deve ser a alimentação durante o resguardo de cesárea?

  • Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização. ...
  • Não coma alimentos que possam fermentar no organismo. ...
  • Evite bebidas alcoólicas e café em excesso. ...
  • Coma alimentos ricos em proteínas e beba bastante água.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

As mulheres que estão amamentando devem evitar o uso de anti-inflamatórios. Entretanto, se houver mesmo necessidade, pode fazer uso de medicamentos considerados de baixo risco para a amamentação como ibuprofeno, cetoprofeno e diclofenaco.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana.

Este medicamento é seguro para consumo durante esta fase e não traz efeitos colaterais para o bebê. É importante destacar que muitas dores pós-parto também podem ser tratadas com remédios caseiros e naturais, sem a necessidade de medicamentos.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Logo após a cirurgia, as mulheres costumam sentir dor, ardência ou sensação de que o local do corte está estranho, mas isso é normal da operação.

Conforme o efeito da anestesia vai passando, você poderá sentir dor para tossir, espirrar e dar risada. Nessa hora, colocar um travesseiro sobre o corte pode ajudar.