O que vai acontecer se você começar a comer aveia todos os dias?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os nutrientes aceleram o nosso metabolismo e previne o acúmulo de gorduras e toxinas. A aveia contém uma fibra que se chama beta-glucano que ajuda a reduzir o colesterol. Por conter o ácido linoléico e da fibra solúvel, ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Uma muito eficaz é ir incorporando a aveia gradualmente na alimentação e lograr dar o passo de uma ingestão de umas 55 gramas diários de fibra dietética a 85 nuns dez dias, observando assim qual é a resposta do organismo.

Flocos de aveia
É o tipo que contém maior quantidade de carboidratos de rápida absorção por porção, contendo, também, boa quantidade de fibras. Além de tudo, é riquíssimo em nutrientes. Essa opção se torna mais indicada para quem almeja ganho de peso, assim como pessoas desnutridas ou atletas.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.

Pensando no consumo de fibras solúveis, aquelas presentes na aveia, chia e maçã, a ingestão de água deve ser redobrada. Isso porque a água é responsável por unir as fibras solúveis e formar o gel na parede do estômago, promovendo o controle da absorção de componentes como o colesterol e o açúcar.

Se temos que selecionar um momento do dia para consumir aveia, talvez o mais acertado seja a hora do pequeno-almoço, quando o organismo está ávido de receber nutrientes, especialmente energia, para afrontar a actividade diária e ter uma melhor saúde.

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada.

Aveia. A aveia e o farelo de aveia ou aveia, bem como alguns alimentos integrais, podem causar gases porque são ricos em fibras, rafinose e amido, que favorecem a formação de gases no intestino.

A aveia, assim como os produtos e receitas à base de aveia, pode provocar gases intestinais em excesso por conta do teor elevado de fibras solúveis que é encontrado no alimento. O ideal é adicionar a aveia aos pouquinhos na dieta para permitir que o organismo tenha tempo de se ajustar a ela.

Nutritiva e versátil, a aveia combina com praticamente qualquer alimento, seja doce ou salgado. Porém, uma das melhores e mais tradicionais combinações continua sendo aveia com leite. Esses dois ingredientes formam um prato que não falta na mesa do café da manhã de muitas pessoas ao redor do mundo: o mingau de aveia.

Flocos de aveia
Pode-se dizer que é a aveia integral, pois preserva todos os nutrientes do grão: carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Também é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois, assim como o farelo de aveia, controla a saciedade e diminui a sensação de fome.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolve a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Farelo de aveia
Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.