Qual emoção afeta o fígado?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Segundo a Medicina Chinesa a emoção que mais afeta e prejudica o Fígado é a raiva. A própria característica da personalidade da pessoa que vivencia uma raiva fora dos padrões normais sugere que a pessoa sofre de algum problema do Fígado. A raiva, na verdade guarda outras emoções como a frustração e a mágoa.

Logo, emoções intensas, como a raiva, a tristeza e outras que se encontram no estresse, afetarão negativamente o fígado, e impedirão que os fluxos naturais pelas quais ele se encarrega sejam cumpridos de forma livre.

As causas mais comuns de adoecimento do fígado são a ingestão de bebidas alcoólicas, vírus da hepatite C e a deposição de gordura no fígado (esteatose).

Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.

Ele deve ouvir bem, assimilar, não reagir e ter a capacidade de ganhar tempo. Isso ajuda a não 'pensar com o fígado', pois quando se reage no impulso, você avalia mal as coisas e se perde." Um síndico não deve ser omisso, nem impulsivo, defende Hernan.

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado; - os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.

Dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura (cor de Coca-cola) Fezes claras (cor de massa de vidraceiro)

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Suco de beterraba com limão. ...
  4. Chá de alcachofra. ...
  5. Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  6. Chá de cardo-mariano. ...
  7. Infusão de jurubeba.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

Alegria – Coração
No coração se conecta também o amor.

Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Também foram testadas com sucesso substâncias farmacológicas.

Fígado humano
O processo de regeneração do tecido no fígado inicia-se tipicamente cerca de 10 a 12 horas após a sustentação do dano, e leva-se uma média de três dias para o fígado regenerar-se completamente.