O que Zé Pilintra faz no amor?

Perguntado por: dbarreto3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Considerado um bom amante, protetor e defensor da mulheres, Zé Pilintra era um rei entre elas e ninguém se atreveria a mexer com qualquer uma delas na presença dele.

7 de julho

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu Zé, é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Oferendas boas para Zé Pilintra são. Amendoim torrado, sardinhas fritas, tem que ser sete sardinhas e dentro da sétima sardinha, vai os seus pedidos dentro dela. Você pode fazer farrofa de carne seca, carne do sol frita, linguiça paio de casa do norte frita. E tudo tem que ser dentro de alguidar ou prato de barro.

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

São Jorge: santo da Igreja; orixá Ogum na umbanda; herói da Capadócia; orixá Oxóssi, o caçador, no candomblé. Ele é um mito cultuado com a cerveja. Ele é o cavaleiro sagrado da fé plural brasileira.

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS. dos Malandros e Malandras. Seu pensamento na hora de oferecer uma vela traçada branca/vermelha tem que estar firme num ponto extremo. VELA NA COR TRAÇADA VERMELHA E PRETA: POMBO GIRA E EXU.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Então, sem mais delongas, saiba que a Pomba Gira do Amor é a Pomba Gira Maria Padilha e Pomba Gira Dama da Noite, ambas capazes de abrir caminhos e elevar o poder de atração no amor entre duas pessoas.