O

Quando o funcionário não assina a advertência?

Um funcionário cometeu falta grave passível de aplicação de advertência, no entanto o funcionário recusa assinar a advertência. Nesse caso, basta o empregador chamar duas (2) testemunhas para assinar o documento na presença do empregado.

... Ler mais

O que gera justa causa 2022?

A demissão por justa causa CLT está prevista na legislação trabalhista, que inclusive cita possíveis condutas que podem levar a esse tipo de demissão, como abandono do trabalho, atos de improbidade, indisciplinas, insubordinação e outros. JUSTA CAUSA: principais MOTIVOS e como a empresa deve agir!

... Ler mais

O que é assédio moral psicológico?

Os Psicólogos compreendem o assédio moral enquanto ato violento caracterizado por humilhações e constrangimentos causados à vítima. Reconhecem, também, que, na maioria das vezes, parte da direção vertical, ou seja, daqueles que se encontram em posição hierárquica superior às vítimas.

... Ler mais

O que fazer depois da morte de alguém?

5 providências legais após falecimento: informe-se!

  1. Obter as documentações para o sepultamento.
  2. Realizar o sepultamento ou cremação.
  3. Cancelar documentos pessoais e contas do falecido. Carteira de Trabalho. ...
  4. Dar entrada no seguro de vida ou pensão por morte.
  5. Proceder com a abertura do inventário.
... Ler mais

Como superar o trauma da morte?

Confira abaixo quais são elas:

  1. Não ignore o luto, sinta sem medo. ...
  2. Você não precisa passar por isso sozinho. ...
  3. Não se isole. ...
  4. O luto não tem tempo. ...
  5. Desapegar não é esquecer. ...
  6. Aos poucos, volte à rotina. ...
  7. Procure ajuda profissional.
... Ler mais

Porque tristeza dói o coração?

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

... Ler mais

Até quando o filho recebe pensão por morte do pai?

A pensão por morte para filhos é paga até os 21 anos de idade, momento em que se encerra automaticamente. Uma dúvida comum é se o filho pode receber o benefício até os 24 anos de idade se comprovar que está cursando pré-vestibular, ensino técnico ou ensino superior, o que é comum ocorrer na pensão alimentícia.

... Ler mais

Como ficou a nova lei de pensão por morte?

Cônjuge: para ter direito é necessário comprovar o casamento ou união estável no momento do falecimento do contribuinte. Também tem direito a pensão por morte do cônjuge, quem for divorciado ou separado judicialmente e que recebia pensão alimentícia. Filhos e equiparados: devem possuir menos de 21 anos, em regra geral.

... Ler mais

Porque UPA não dá atestado?

Segundo o coordenador da UPA, Fernando Garcia, os médicos só dão atestado quando, realmente necessário. Caso contrário, é emitida uma declaração de comparecimento. A maioria dos pacientes atendidos na unidade, de acordo com o coordenador, não está em situação de urgência e emergência.

... Ler mais

Quem pode mexer na conta do falecido?

Inventariante pode movimentar conta bancária? Se o falecido tinha apenas contas bancárias individuais, qualquer movimentação de saque após sua data de falecimento pode ser contestada no inventário, seja pelo juiz, seja pelos demais herdeiros. Dessa forma, é preciso aguardar o fim do processo.

... Ler mais

O que acontece com as dívidas de uma pessoa quando ela morre?

Nenhuma dívida é quitada apenas com a morte do titular. O que acontece é que algumas dívidas específicas deixam de existir em caso de morte do titular. É o caso dos empréstimos consignados e financiamentos imobiliários.

... Ler mais

Quando a pessoa faleceu como fica o INSS?

Quando o segurado morre, imediatamente o pagamento do benefício é cessado, ou seja, deixa de ser pago. Na verdade, o cartório que registrou o óbito do segurado deve enviar os comprovantes do falecimento para o INSS e, uma vez tornando-se oficial a morte do beneficiário, a aposentadoria deixa de ser paga.

... Ler mais

Tem auxílio funeral do INSS?

Em 1991, o auxílio funeral do INSS foi extinto. Logo, a legislação brasileira não prevê o pagamento deste benefício para a família dos contribuintes da previdência social. Porém, o auxílio funeral não deixou de existir completamente. Sendo que o INSS ainda paga ele para famílias de servidores públicos e militares.

... Ler mais

Qual o valor da indenização de morte?

Nos casos de óbito e de reembolso das despesas médicas (DAMS) é mais simples de informar. O valor da indenização estipulado para caso de óbito é de R$ 13.500,00.... Se a invalidez for total, a indenização deve ser paga no valor máximo previsto, ou seja, R$ 13.500,00.

... Ler mais

Qual o prazo para receber o seguro de vida?

15 dias

No geral, o período é de 15 dias para a Seguradora responder a solicitação. De acordo com o Código Civil art. 189 e art. 206, § 3o, inciso IX, a partir da data do falecimento do segurado, o beneficiário tem até três anos para entrar com a solicitação na seguradora.

... Ler mais

Qual o prazo para sacar o fundo de garantia?

A Chave de Identificação emitida pelo empregador tem um prazo máximo de 30 dias, sendo obrigação do trabalhador procurar pelo saque dentro desse período. Caso você perca o prazo para o saque, será necessário uma nova emissão do documento, o que leva tempo e mais complicações.

... Ler mais

Precisa de alvará judicial para sacar FGTS do falecido?

Os valores existentes em contas individuais de FGTS do"de cujus"podem ser levantados pelos herdeiros por meio de alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento - art.

... Ler mais

É possível se comunicar com pessoas que já morreram?

Você pode procurar um na lista telefônica ou na internet. Se quiser falar com uma pessoa morta, o profissional pode ir até sua casa ou você pode ir até o local em que ele atende. Se quer que o médium fale com um espírito que acredita estar na sua casa, o médium precisará ir até sua residência.

... Ler mais

O que significa sonhar com o pai que já está morto?

Basicamente, esse tipo de sonho simboliza o sentimento de perda. Assim, o subconsciente cria essas imagens relacionando o ente querido que se foi como uma maneira de ajudar o indivíduo a processar a sua dor.

... Ler mais