Onde a língua deve ficar em repouso?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca.

Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.

Posicione sua língua no céu da boca pressionando a área atrás dos dentes da frente. Mantendo sua boca fechada, respire fundo pelo nariz e conte até quatro. Prenda a respiração até sete e depois expire pela boca ao redor da língua até chegar ao número oito.

Quando estamos em repouso (não estamos mastigando ou falando) devemos manter nossos dentes levemente desencostados, como se houvesse um “colchão de ar” entre eles. O bruxismo em vigília pode causar dores na face, como dores de cabeça, cansaço mandibular e até mesmo dor na articulação da mandíbula.

Essa posição mantém a língua fora da via aérea e remove a pressão indevida sobre os dentes que pode causar problemas.

A posição normal de fechamento da boca se dá com o encaixe dos dentes da arcada superior por fora da dentição inferior. A condição de mordida cruzada se caracteriza justamente pelo contrário, fazendo com que ocorra um encaixe de tal modo que os dentes de cima acabam ficando por dentro.

O palato duro deve ter coloração rosa clara e ser bem lisinho. Quando há alguma alteração, como céu da boca amarelo, é um sinal de alerta.

Alimentos ricos em fibras são vistos de forma positiva no combate à formação de muco. “Frutas e verduras menos "grudentas", como maçã, goiaba, morango e cenoura facilitam a remoção e não permanecem na superfície da língua”, explica.

Apesar de não existir “uma conexão grande” entre o conhecimento de novas línguas e o cérebro, a atividade ajuda nas funções cognitivas, aumentando a capacidade de tolerar uma possível lesão. – Isso é usado com método de prevenção.

A pesquisa médica descobriu que o exercício tem uma conexão com o grande cérebro. Quando nosso corpo se torna velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que a nossa língua fica rígida, por isso tendemos a mordê-la. - Ao exercitar a sua língua, você estimulará o seu cérebro.

É recomendado que o mewing seja praticado o máximo possível ao longo do dia, tanto durante as atividades cotidianas quanto durante o sono. No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo é único, e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Ela ainda acrescenta: “Deve-se ter cuidado ao realizar técnicas envolvendo a musculatura facial, pois quando realizadas incorretamente, podem provocar dores musculares e articulares.” Um dos exercícios, por exemplo, inclui pressionar os dentes molares com frequência, o que, com o tempo, pode levar a um caso de bruxismo ...

Podem forçar a articulação temporomandibular e isso gera dor”, disse. “Exercício demais para esse músculo [masseter] não é indicado porque ele é de fibra branca, fadiga facilmente e a gente usa só para mastigar, tanto que as pessoas com bruxismo, que apertam o tempo todo, têm dores”.

Dormir de boca aberta não é normal
Por isso, é importante saber reconhecer os sinais para tomar os cuidados necessários, entendendo quando é necessário pedir ajuda médica. Isso porque dormir de boca aberta pode trazer muitas consequências para a saúde de uma pessoa, algumas simples, outras mais graves.

- Coloque a língua no céu da boca; - Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição; - Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos; - Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.

Relaxar o corpo e a mente vai ajudá-lo a ficar com sono mais rapidamente. Meditação, exercícios de respiração profunda, técnicas de visualização, leitura (mas de conteúdos pouco estimulantes) e alongamentos são algumas práticas que podem ser adotadas antes do adormecer.

A maneira correta da posição da língua na boca é ela ficar apoiada suavemente no palato, mais conhecido como 'céu da boca'. Sua ponta deve ficar em contato com a papila palatina e o resto da língua deve ficar apoiada na parte mais alta do céu da boca.

Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto. Se você acordar durante a noite, repita o processo de relaxamento.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.