Onde as pessoas ouviam música antigamente?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para ouvir uma música era preciso ir a um teatro, um festival ou que algum amigo pudesse fazer o som perto de você. Foi quandoThomas Edison criou o fonógrafo. De lá para cá, os players foram se tornando cada vez mais compactos, e as formas de armazenamento de áudio também foram sendo aprimoradas.

A música dos anos 60 no mundo
Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

Fita cassete – 1963
O auge dessa mídia foi dos anos 70 até meados da década de 90 – quando foi desbancada pelo CD.

Fonógrafo

1877 — Fonógrafo
Criado pelo norte-americano Thomas Edison, foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons registrados na mesma hora em que aconteciam. No início, só era capaz de fazer quatro gravações — depois, deteriorava-se.

Antiguidade. Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

A popularização dos estilos musicais se deu por conta do grande desenvolvimento tecnológico durante a guerra, aproximando regiões do mundo todo. Nessa época, ainda nos Estados Unidos, ritmos como o Jazz, o Blues, o Country, o Rhytm and Blues e, ainda, o Folk começaram a se popularizar no início da década.

A década de 90 no Brasil foi um período em que diversos estilos e gêneros musicais começaram a ficar mais populares. Além dos artistas da MPB, as rádios reproduziam hits do pop, sertanejo, reggae, funk carioca, pagode e axé, uma mistura que desperta muito a nostalgia de quem cresceu nos anos 90.

Nos anos 80 surgiram muitas bandas de rock e foram lançadas músicas que até hoje em dia se fazem presentes. Além do rock, o MPB e bossa nova também foram muito marcantes naquela época.

As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas. Quando essa vibração ocorre de uma maneira repetitiva, rítmica, ouvimos um tom, com uma altura igual à sua freqüência.

O estilo de música mais popular durante a década de 1940 foi o Swing, que prevaleceu durante a Segunda Guerra Mundial. Um exemplo de música do gênero é "In the Mood" de Glenn Miller.

Nos anos 2000, as rádios eram a principal forma de ouvir música e ficar por dentro do que era novo – seguido da televisão, com a grandiosa MTV. Por isso, um hit se tornava sucesso pela quantidade de vezes em que ele era reproduzido nesse formato de mídia. E isso ficava registrado no que chamamos de parada de sucessos.

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.

Nos anos 60, o cenário musical era bem definido. Os sucessos dos membros da Jovem Guarda, como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e Sérgio Reis, dominavam as paradas musicais. Inspirado no Rock, sua música era mais agitada, o famoso “iê-iê-iê”, ao som de guitarras e baterias, sem tanta preocupação com o conteúdo.

Tecnologias antigas: vitrola, discman e walkman – como era ouvir música antes do streaming? Antes das facilidades dos streaming de músicas e até do MP3, as pessoas precisavam gravar o álbum favorito em uma fita K7 para depois ouvirem o som em um walkman.

Ouvir música no fone de ouvido começou a ser pouco para as pessoas, que conheceram as docks. Eles se conectavam ao tocador para executar as músicas em alto-falantes mais potentes do que os pequenos embutidos nos celulares, e deixavam o som em alto e bom volume.

A história da gravação sonora começa em Julho de 1877, quando Thomas Edison patenteou o fonógrafo, o primeiro aparelho que registrava e tocava o som gravado, usando folhas de estanho sobre um cilindro como o meio no qual sulcos eram cortados por uma agulha.