Onde começa a vida do feto?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Com o início da atividade cerebral. Para a terceira teoria,, a vida começa com a atividade cerebral do bebê no útero. O início da atividade neural ocorre entre a 6ª e 24ª semana da gravidez.

Para imaginarmos como a vida surgiu em nosso Planeta precisamos recuar muito no tempo. A idade da Terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos sendo que os primeiros ensaios sobre a origem da vida teria começado a 3,5 bilhões, quando uma crosta terrestre começou a se formar com o esfriamento do nosso Planeta.

“A vida humana começa na fertilização, o processo durante o qual um gameta masculino, o espermatozoide, se une a um gameta feminino, ou oócito (óvulo), para formar uma única célula chamada zigoto. Essa célula totipotente, altamente especializada, marca o início de cada um de nós como um indivíduo único”.

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

É ao longo das 12 semanas iniciais da gestação, durante o primeiro trimestre, que ocorre a formação de todos os órgãos do embrião. Nessa fase, conhecida por organogênese, são formados, por exemplo, o cérebro, os pulmões, os rins, a pelve, os braços e as pernas, em um crescimento lento e gradual ao longo dos dias.

O que é um feto? A partir da nona semana de gestação até o nascimento, o bebê é considerado um feto. No início dessa fase, o feto é do tamanho de uma cereja e seus principais órgãos já se formaram, mas ainda não estão maduros. Nesse momento, o feto já tem braços, pernas, olhos, nariz e boca.

Durante a gravidez, o útero sofre modificações para acomodar o bebê. O útero é o local onde o embrião e o feto irão desenvolver-se, sendo esse órgão, portanto, essencial no processo da reprodução humana.

Ou seja, se a vida termina quando cessa a atividade elétrica no cérebro, então, ela começa quando o feto apresenta atividade cerebral. Essa é uma corrente que tem crescido de forma grandiosa, no mundo inteiro.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses. É mais frequente suceder no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até à 12ª semana.

O embrião é a formação inicial do bebê, que ocorre cerca de 24h após a fecundação. É aquele iniciozinho que vemos nas aulas de ciência/biologia que se inicia com um óvulo e um espermatozoide se unindo e virando células que se multiplicam com velocidade formando o corpo e os órgãos do futuro bebê.

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatra e Sociedade Americana de Pediatria é que acima de 20 semanas, um bebê já tem chances de vida fora do útero e não deve ser tratado apenas como aborto. Abaixo disso, são consideradas inviáveis, pois você estará aumentando a dor e não investindo em sobrevivência", finaliza.

Como se considera que a vida humana termina com o fim das atividades cerebrais, deve-se considerar que ela se inicia a partir do instante em que começam a ser formadas as primeiras terminações nervosas do embrião, o que ocorre por volta da segunda semana de gestação, próximo ao momento em há a nidação.

O artigo 2º do Código Civil dita que a personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro (pessoa por nascer, já concebida no útero materno). Onde o nascimento com vida caracteriza-se pelo ato do nascituro respirar.

O óvulo fecundado (zigoto) se divide várias vezes enquanto se desloca através da trompa de Falópio para chegar ao útero. Primeiro, o zigoto se torna uma esfera sólida de células. Então se torna uma esfera oca de células, chamada blastocisto.

Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.

O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

Sabemos que a fecundação do óvulo pelo espermatozoide acontece nas trompas de falópio. Assim, neste momento, começa o processo de deslocamento do embrião até o útero, que ocorre em média de 5 a 6 dias. Dessa forma, a implantação do embrião dá-se na parede interna do útero, mais especificamente no endométrio.

Desenvolvimento Fetal: No segundo mês de gravidez, seu pequeno desenvolve características faciais, como a boca, a língua e o nariz. As pálpebras estão fechadas e não abrirão tão cedo. As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão.

Ele passa por rápido desenvolvimento celular, apresentando inicialmente cerca de 1 centímetro de comprimento, encerrando essa fase com aproximadamente 17 centímetros; quando seu corpo se apresenta mais ereto e alongado.