Onde deixar a língua?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Características da dentição de leite normal
Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores como uma tampa cobre uma caixa. A distância entre a ponta dos incisivos superiores e dos inferiores deve ser pequena. Estes dentes devem, no entanto, se tocar. As arcadas têm uma forma arredondada.

Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.

Criada pelos doutores Mike e John Mew, o mewing é uma terapia miofuncional e trabalha a postura da língua, a forma de engolir e a de mastigar para deixar o rosto mais simétrico e a mandíbula mais definida. A ideia é, por meio dos exercícios, promover o crescimento facial correto.

Por outro lado, é importante notar, também, que o mewing tem riscos. O exercício pede que os dentes de cima e de baixo fiquem em contato o dia inteiro, o que pode causar desgaste ou danificar o esmalte. Além disso, pode causar dores na parte de trás do pescoço e na boca, além de desalinhar a mordida.

Mewing se trata de alguns exercícios prescritos pelo dentista Mike Mew que diz que o posicionamento da língua deixará o rosto com um aspecto magro e bonito. Sendo assim, a intenção é que os exercícios sejam feitos por algumas horas diariamente, de maneira a melhorar as linhas faciais, deixando-o mais atraente.

A posição da língua correta é onde a língua repousa tocando o céu da boca com a ponta aninhada atrás dos dentes da frente. Essa posição mantém a língua fora da via aérea e remove a pressão indevida sobre os dentes que pode causar problemas.

Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.

Quando estamos em repouso (não estamos mastigando ou falando) devemos manter nossos dentes levemente desencostados, como se houvesse um “colchão de ar” entre eles. O bruxismo em vigília pode causar dores na face, como dores de cabeça, cansaço mandibular e até mesmo dor na articulação da mandíbula.

Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.

O sorriso deve ter pelo menos metade da largura da face, as metades da direita e esquerda dos lábios devem ser simétricas e igualmente volumosas, e a gengiva também tem importância nessa classificação, ela deve aparecer sutilmente e ter um tom de rosa pálido, o que indica ser saudável.

O apertamento sobrecarrega os músculos da mastigação. Entre eles, um que está na lateral da cabeça. O cansaço dele (e de outros que trabalham junto, como os do rosto e do pescoço) também pode provocar dores de cabeça.

Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento,pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.

Na verdade, a língua acumula tantas bactérias quanto os dentes, por conta de sua superfície rugosa. Sendo assim, a falta de higienização dessa parte da boca pode ter efeitos indesejados.

A camada de sujeira que se forma sobre a língua interfere na sensibilidade das papilas gustativas. Sendo assim, quando a escovamos todos os dias, também melhoramos nosso paladar, aproveitando melhor os sabores das refeições.