Onde descartar trapo?

Perguntado por: ibarbosa7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Outra alternativa de descartar dos resíduos têxteis sem causar problemas para o meio ambiente e para o bolso da empresa são as doações para ONGs. Essas ONGs utilizam as doações para criar artesanatos e vendê-los para obter renda extra.

Qualquer roupa velha, sem condições de ser doada, deve ir para o lixo de rejeitos/orgânico. Assim como adesivos, rolhas, grampos, tachinhas e panos de limpeza.

Continue a leitura e saiba como combater ou reduzir a produção de resíduo têxtil na indústria!

  1. Reutilize o resíduo têxtil. ...
  2. Faça doações para ONGs. ...
  3. Venda para outros mercados. ...
  4. Invista na reciclagem de resíduos. ...
  5. Redimensione a produção. ...
  6. Pratique a sustentabilidade. ...
  7. Planeje o corte.

Ou seja, jogar roupas no lixo é desperdiçar recursos naturais. No Brasil, apenas 15% das roupas são reaproveitadas ou recicladas. Por esses motivos… Jamais jogue roupas no lixo!

Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.

A mais popular e prática é a reciclagem. Os tecidos descartados corretamente, se enviados para a reciclagem, podem passar pelo processo de desfibrilação dos fios, no qual os mesmos poderão ser reutilizados como matéria-prima para novas fabricações.

O Ecoponto recebe uma infinidade de materiais que podem ser levados ao local pelos moradores. Confira o que pode ser entregue: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodoméstico e eletroeletrônico.

Não devem ser descartados: Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

Se engana quem pensa que o lixo têxtil é formado somente por sobras de tecidos de confecções - que por sinal geram cerca de em média 20% a 30% de perda total de materiais nesse primeiro momento -, dentre os itens, estão também, peças com defeito ou inacabadas e até rolos inteiros de tecido.

Veja as ideias e se inspire para reproduzir por aí.

  1. Almofadas. Se a sua sala está precisando de mais vida, invista em almofadas bem coloridas. ...
  2. Móveis revestidos com tecidos. ...
  3. Puffs em patchwork. ...
  4. Cúpulas de abajur criativas. ...
  5. Enfeites para parede. ...
  6. Tapetes de retalhos.

Em 2019, o Brasil produziu 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Dados do Sebrae mostram que, anualmente, cerca de 170 mil toneladas do lixo brasileiro são de produtos têxteis, ou seja, sobras e descartes de tecido.

O mercado desses resíduos consiste na venda para empresas de reciclagem ou artesãos, que através do processo podem transformar novamente em tecido, ou até mesmo um novo produto. Outros mercados com interesse em resíduos da indústria têxtil: centros automotivos: utiliza para limpeza de peças.

O destino de milhares de toneladas são aterros sanitários. Mas no litoral de Gana, na África, ou no Deserto do Atacama, no Chile, as roupas empilhadas se tornaram parte do relevo da região.

Se, dentro do seu próprio quintal, a queima resultar em danos à saúde humana ou provocar a mortandade de animais ou destruição significativa da flora, então você não pode queimar. Se não, não há problema algum.

Por todo o país, existem bazares, brechós e ONGs que contam com o recebimento de doações de lingerie. E, muitas vezes, os doadores podem entregar a peça lavada normalmente na máquina ou à mão – já que uma limpeza mais profunda é realizada pela maioria dessas instituições.

Caixas de papelão, resíduos volumosos como metais, móveis, eletrônicos ou qualquer outra coisa que não esteja dentro de sacos plásticos de até 100 litros, não serão recolhidos.

Como descartar ou doar um móvel velho?

  • 1- Endereços oficiais. As prefeituras de cada cidade costumam ter serviços de descarte gratuitos, com caminhões que passam ao longo dos bairros para recolher os móveis mais velhos. ...
  • 2 – Empresas privadas. ...
  • 3 – Organizações não-governamentais. ...
  • 4 – Outra ideia é o site Ecycle.

Com a Ecoassist você pode descartar seu travesseiro usado e ter a certeza de que o material foi reciclado ou destruído sem prejudicar o meio ambiente. No final do processo você ainda recebe um Certificado de Descarte Ecológico.