Onde e o final do mar?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Saiba que o ponto mais profundo do planeta é conhecido como Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas.

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

Metros acima do nível do mar é a medida padrão da elevação ou altitude de: Locais geográficos, como cidades , montanhas e outros marcos. O topo dos edifícios e outras estruturas.

O Oceano Pacífico também é dividido em norte e sul. O Brasil não tem mar, pois sua costa é banhada inteiramente pelo Oceano Atlântico.

As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. Existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar.

Por outro lado, estima-se que o relevo do fundo do mar apresente ilhas, vulcões extintos e ativos, cadeias de montanhas e planícies abissais. Desse modo, consiste no maior bioma do planeta, com zonas preservadas porque estão em média a 3,5 km de profundidade.

Então, confira essa lista que fizemos especialmente para você!

  • 1- Diabo negro do mar. ...
  • 2- Peixe-bolha. ...
  • 3- Polvo-dumbo. ...
  • 4- Tubarão-duende. ...
  • 5- Lagosta-boxeadora. ...
  • 6- Peixe-lua.

O Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas.

Em uma viagem realizada com um submersível no final de 2019, Vescovo foi o ser humano a chegar na maior profundidade da história, batendo o recorde. Submarino de Vescovo em mergulho.

O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como “Titanic” e “Avatar”, viu uma paisagem “lunar” no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.

Uma lenda bem popular é a de Atlantis ou do Reino perdido de Atlântida, que fala sobre uma civilização que existiu e que acabou sendo submergido ou desaparecido no fundo do Oceano Atlântico, mas nada é confirmado até hoje.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

O nível do mar na costa brasileira, onde vive 60% da população, tende a subir nas próximas décadas. Nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo, já têm sido registradas taxas de aumento do nível médio do mar de 1,8 milímetro (mm) a 4,2 mm por ano desde a década de 1950.

O conjunto de 1.196 ilhas no Oceano Índico é um verdadeiro paraíso. Areias brancas e finas constrastam com uma das águas mais azuis do mundo.

Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.

A ONU já começou um processo para criar um instrumento legal com o qual pode criar áreas protegidas e controlar um pouco mais isso. Atualmente, em águas internacionais, a única regulamentação que existe, o único controle, são as organizações regionais de regulamentação da pesca, como as comissões do atum.

Entre estes, apenas o Liechtenstein e o Uzbequistão encontram-se rodeados exclusivamente por outros países sem costa marítima.