Onde fala na Bíblia que a justiça pertence a Deus?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Bíblia diz em 1 Pedro 3:18, “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir- nos a Deus.” Sim, justiça é o que Deus é – e sim, justiça é o que não somos! E, sim, justiça é o que Deus requer.

Ele demonstrou que a justiça é o princípio de todas as demais virtudes do homem, como amor, bondade e compaixão que, no entanto, surgem como conseqüência da justiça.

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a gente ímpia; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que me visto de luto por causa da opressão do inimigo?

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança.

Provérbios 12:17 ARA
O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude.

(João 14:21)

15 Quando se faz justiça, o justo se alegra, mas os malfeitores se apavoram.

[ Direito ] Preparar para julgamento.

Ao tomar uma decisão acerca das "interrogações" da vida, o justo busca em Deus sabedoria para resolver o que é preciso. Tudo na vida é uma questão de escolha, e você pode escolher não viver mais nas trevas, se aceitar Jesus como Senhor e Salvador.

A justiça de Deus é o Seu atributo que significa que Ele é perfeitamente justo. Não há qualquer injustiça em Deus e em seus feitos, pois Ele é plenamente correto e íntegro. O próprio Deus é o padrão final do que é justo e certo, e Ele sempre age de acordo com esse padrão.

Para a Bíblia Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel aparece a palavra Justiça 363 vezes. Para a Bíblia King James, a palavra justiça = rigtheousness aparece 289 vezes.

O salmo 82 ajuda a fortalecer os que precisam de justiça. A prece contribui para realização profissional e para os que são injustiçados, acabando com as desavenças e o sofrimento.

Interpretação do Salmo 43
Essa é uma declaração de inocência, onde o salmista se assume como um injustiçado. Quando ele pergunta por que Deus o rejeita mostra que o que mais o magoa é a sensação de que Deus o rejeitou, mais do que a palavra dos seus inimigos. Um trecho claramente de lamentação.

O Salmo 74 é voltado para ações e processos na justiça. E, como a palavra já confirma, toda justiça será feita para todas as situações que estiverem truncando a vida das pessoas, pois a força deste salmo está na força de Deus diante dos julgamentos, principalmente aqui na terra.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. 22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”