Onde foi criada a primeira escola de balé no Brasil?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Foi uma bailarina Russa quem trouxe o ballet para o Brasil. Maria Oleneva chegou no Rio de Janeiro em 1927, onde criou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal que, aos poucos, ajudou a difundir a modalidade pelo país.

O balé chega ao Brasil!
Incentivada por Mário Nunes, crítico de teatro do Jornal do Brasil, Maria Olenewa edificou seu sonho no dia 11 de abril de 1927, quando deu a aula inaugural na sala que seria o embrião do Corpo de Baile do Theatro Municipal. Estava fundada a primeira escola de dança no país!

O rei Luís, em 1661 instalou a primeira escola de dança do mundo: Académie Royale de Danse. Ela ficava em uma das salas do Museu do Louvre. Em 1669 é fundada a Académie Royale de Musique, e Jean-Baptist Lully, o bailarino predileto do rei e que compôs diversos ballets para ele, foi nomeado diretor da escola.

Histórico. Acredita-se que o primeiro balé feito no Brasil foi dirigido por Lacombe e apresentado no Real Teatro de São João, Rio de Janeiro, em 1813.

1- Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A escola e o corpo de baile se fundiram em uma única estrutura, até que, em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile do Theatro Municipal.

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.

O Ballet Clássico tem sua origem com o primeiro espetáculo que marca a história sendo realizado em 1581, na sala Le Petit-Bourbon, em Paris, foi apresentado “Le ballet Comique de la Reine” (O Balé Cômico da Rainha), sendo que na linguagem teatral da época, cômico queria dizer “dramático”.

Como o ballet chegou ao Brasil? A primeira apresentação de ballet em nosso país aconteceu em 1813, no Real Teatro de São João, no Rio de Janeiro. Contudo, só em 1913, após a visita de famosas companhias internacionais, o ballet ganhou força no Brasil.

A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

De acordo com documentos históricos, o primeiro registro de um espetáculo de balé na história da dança no Brasil ocorreu no ano de 1813, no Rio de Janeiro.

O ballet surgiu no século XV, mas as variações de repertório só foram montadas e encenadas durante o século XIX. O coreógrafo Jean George Noverre é considerado o criador da modalidade, por ter revolucionado os tradicionais espetáculos, tirando as recitações de poesia e substituindo com a dança.

Em 1661, Luís XIV fundou a Academia Real de Ballet e, em 1669, a Escola Nacional do Ballet.

Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet.

Você sabe quem foi a primeira bailarina do mundo e qual a sua história? Mesmo que a história do ballet remonte a 1681, nas longínquas cortes italianas, somente séculos depois que a dança foi se transformando no que conhecemos hoje. E devemos isso à Anna Pavlova.

Abaixo vou listar para você as 5 posições que usamos no nosso dia a dia da dança, que são: a Primeira posição, a Segunda posição, a Terceira posição, a Quarta posição e a Quinta posição. Todas essas posições listadas são trabalhadas em rotação en dehors. Os calcanhares estão unidos.

Cecília Kerche
Em virtude de seus trabalhos internacionais, Cecília recebeu o título de Embaixatriz da Dança, concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança, e se tornou representante oficial do Brasil no Conseil International de La Danse, da Unesco.