Onde foi encontrado o maior dinossauro brasileiro?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Cientistas de várias instituições do país anunciaram, na última quarta-feira (5), a descoberta do que dizem ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 25 metros de comprimento. O fóssil que levou à conclusão foi encontrado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Uberabatitan é um gênero de dinossauro saurópode titanossauro do Cretáceo Superior encontrado na cidade de Uberaba e é o maior dinossauro brasileiro já encontrado.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

A cratera Chicxulub, soterrada embaixo da Península do Iucatã, no México, tem mais de 180 km de diâmetro, sendo considerada uma das maiores áreas de impacto por meteoros do mundo. Cientistas acreditam que o bólide (bolas de fogo) que formou a cratera tinha pelo menos 10 km de diâmetro.

Um de destaque é o localizado no Rio Grande do Sul, que é considerado “o berço de todos dinossauros do mundo, onde se encontram os dinossauros mais antigos do planeta”, segundo Marinho. Há também sítios como a da Chapada do Araripe, no Nordeste, onde são encontrados fósseis de dinossauros e muito bem preservados.

O primeiro dinossauro encontrado no Brasil foi o Staurikosaurus pricei na década de 1930, no Rio Grande do Sul.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Segundo o paleontólogo do Museu dos Dinossauros, Luís Carlos Ribeiro, o local onde foram encontrados os vestígios fica às margens da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia.

Ilha de Wright

Os fósseis foram encontrados na costa sudoeste da Ilha de Wright. O espinossauro habitava uma área de lagos, que era populada por vários herbívoros voadores chamados pterossauros. Durante o Cretáceo, o nível do mar era mais alto do que nos tempos atuais, e uma grande parte da Europa estava submersa.

Titanossauros

Titanossauros como o Uberabatitan ribeiroi tinham quatro patas e eram herbívoros: com o auxílio de seu longo pescoço, se alimentavam das folhas dos topos das árvores. Eles chegavam a atingir cinco metros de altura, vinte de comprimento e a pesar entre dez e dezesseis toneladas.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

Oxalaia quilombensis

Com comprimento entre 12 e 14 metros, e peso de 5 a 7 toneladas, o Oxalaia quilombensis, foi o maior dinossauro carnívoro a habitar o País já descrito por pesquisadores em artigo.

rex viveram na América do Norte, região nativa da espécie, possivelmente ao norte até o Alasca e ao sul até o México, em um período de dois a três milhões de anos.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T. rex.

titanossauros

O maior (e mais temido) dos dinossauros
Os titanossauros tinham quase 40 metros de comprimento e pesavam mais de 70 mil quilos. Eles eram também donos de uma das maiores pegadas já encontradas. Marcas do tipo de 77 centímetros foram descobertas no Deserto de Gobi, região do norte da China.

crocodilo Imperador o crocodilo Imperador é um parente distante do crocodilo que viveu durante o cretáceo.

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.