Onde o barbeiro gosta de ficar?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.

Dentro das residências os barbeiros podem se esconder em frestas nas parredes, camas, colchões, atrás de móveis e quadros. Nos quintais os barbeiros podem se esconder em recintos, abrigos ou toca de animais vertebrados. As fêmeas do barbeiro depositam ovos em seus esconderijos.

Os barbeiros são uma subfamília de percevejos. Este da foto é um percevejo do gênero Spartocera, inseto fitófago, que não representa perigo. Pode soltar uma química mal-cheirosa como as marias-fedidas, mas nem perto de ser tão repugnante.

Qual é afinal o perigo do barbeiro? R: Os barbeiros são insetos que se alimentam de sangue e eles podem ser hospedeiros de um protozoário que provoca a doença de chagas, doença bastante perigosa. A picada do barbeiro em si não transmite a doença de chagas, mas as suas fezes podem estar contaminadas pelo protozoário.

Para manter a barba bonita e alinhada, o barbeiro sugere uma visita à barbearia a cada 15 dias, prazo que pode ser estendido a até 30 dias no caso de pelos longos. Adeptos da face sem pelos podem fazer a barba uma vez por semana, no entanto, isso varia de acordo com a preferência de cada um.

A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor.

Assim, historicamente, o póle de barbeiro representa as bandagens ensanguentadas que ficavam envolvidas em torno de um poste. Uma outra interpretação das cores do poste de barbeiro, é que o vermelho representa o sangue arterial, o azul é o símbolo do sangue venoso e o branco retrata as bandagens.

O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

Alguns percevejos que são frequentemente confundidos com barbeiros. Há muitos outros exemplos, é claro (as vezes até besouros são confundidos), mas geralmente são esses.

O problema foi identificado na região Oeste da Bahia, no Norte do Rio Grande do Sul e em algumas partes de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. No Brasil, existem mais de 40 espécies de barbeiros.

Pequenos cilindros giratórios brancos com riscos em azul, branco e vermelho sinalizam o espaço onde homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora. O hábito de cortar o cabelo e raspar a barba existe há muito tempo e, da mesma forma, os barbeiros. Porém, nem sempre foi do jeito que conhecemos.

Os inimigos do barbeiro
São ameaças naturais para o barbeiro algumas formigas e abelhas, determinados tipos de insetos predadores, galinhas, outras aves, e nós, os humanos.

Após a picada (4 a 10 dias), a pessoa pode apresentar sintomas gerais, como: febre, mal-estar e falta de apetite.

Os benefícios do talco
facilita a lâmina: os riscos de corte são menores, já que o talco reduz o atrito com a pele; reduz o incômodo: seja na irritação, seja em pelos grudados, o talco age bem e impede as duas situações; proporciona sensação de limpeza: é tradição usar o talco no pós-barba e cabelo.

Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de chagas.

Continuar lendo Onde o barbeiro aparece?