Qual o cheiro do barbeiro?

Perguntado por: mteles . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os barbeiros são uma subfamília de percevejos. Este da foto é um percevejo do gênero Spartocera, inseto fitófago, que não representa perigo. Pode soltar uma química mal-cheirosa como as marias-fedidas, mas nem perto de ser tão repugnante.

Alguns percevejos que são frequentemente confundidos com barbeiros. Há muitos outros exemplos, é claro (as vezes até besouros são confundidos), mas geralmente são esses.

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

Listrado em vermelho e branco, às vezes com um pouco de azul, o tradicional pólo de barbeiro girando ao lado de uma pequena loja, sinaliza, atualmente, um lugar onde os homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.

Após a picada (4 a 10 dias), a pessoa pode apresentar sintomas gerais, como: febre, mal-estar e falta de apetite.

Atualmente a espécie de barbeiro que mais preocupa é Panstrongylus megistus, por ser capaz de viver tanto em matas quanto em espaços domésticos. P. megistus tem o corpo marrom com manchas vermelhas e 2,5 cm a 4 cm de comprimento. Atraído pela luz, o inseto pode entrar nas casas por portas ou janelas abertas.

Os triatomíneos podem ser controlados através de substâncias como hormônio juvenilizante, estimuladores de crescimento, inibidores de quitina, e inseticidas; depende do incentivo de pesquisas sobre controle biológico e também de investimentos sociais tais como, melhoria habitacional e educação sanitária.

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. E, em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro e também por ingestão de alimentos contaminados, tem 100% de possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada no início da contaminação.

Até hoje, não existem vacinas para prevenir a doença e os remédios tradicionalmente usados para combater o parasita na fase aguda da infecção, como o benzonidazol, conseguem apenas, retardar em 30% dos casos o progresso da doença antes que de chegue a sua etapa crônica.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

Os barbeiros são insetos hematófagos, cujos jovens e adultos, fêmeas e machos, alimentam-se exclusivamente de sangue de animais vertebrados. Vivem próximos a fonte de alimento escondendo-se em ninhos de pássaros, tocas de animais, copas de palmeiras e casca de tronco de árvores.

O problema foi identificado na região Oeste da Bahia, no Norte do Rio Grande do Sul e em algumas partes de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. No Brasil, existem mais de 40 espécies de barbeiros.

Desconfie de um barbeiro ruim se você chegar falando em undercut, razor part e fade hair e ele não entender nada. Um bom profissional deve acompanhar as últimas tendências em cortes, penteados e coloração. Além disso, ele precisa prestar atenção no cliente como um todo – até mesmo nos pequenos detalhes.

O período de chuvas é propício à proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Isso ocorre por causa da variação da umidade e elevação da temperatura nessa época.

Continuar lendo Onde o barbeiro aparece?