Onde posso parcelar Meu das atrasado?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Veja o passo a passo para solicitar o parcelamento DAS MEI atrasado pela internet:

  • Gere um código de acesso do Simples Nacional;
  • Acesse a área de parcelamento MEI;
  • Efetive o parcelamento.

Acesse o Programa Gerador de DAS (PGMEI), utilizado para emitir todas as guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Emita o DAS correspondente ao valor em atraso (você pode optar por reunir todas as cobranças anteriores em apenas uma guia ou realizar o parcelamento do débito).

1) Parcelamento - Microempreendedor Individual (convencional), que possui os seguintes serviços: a) Pedido de Parcelamento - função que permite ao contribuinte solicitar o parcelamento de débitos do MEI na RFB.

O Parcelamento do Simples Nacional é um sistema eletrônico que permite a realização de parcelamento ou reparcelamento de débitos apurados pelo Simples Nacional que estejam vencidos e em cobrança na Receita Federal do Brasil. O número máximo de parcelas é 60 (sessenta).

O pedido de adesão ao RELP para os débitos de Simples Nacional e Simei em cobrança na RFB é realizado, exclusivamente, pela internet, no portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC da RFB, até o dia 31/05/2022.

Sim, o MEI (Microempreendedores Individuais) que tiver o objetivo de se aposentar por idade deve pagar em dia a guia de recolhimento gerada pelo site do PGMEI (Programa Gerador de DAS do MEI). O atraso dos pagamentos, além de gerar acréscimos legais, não é contabilizado como período de carência.

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

– Parcelamento Simples Nacional (convencional) é uma opção que fica aberta o tempo todo e o MEI com atraso pode fazer a solicitação a qualquer momento. Ele tem limite de 60 parcelas, sem desconto de multas e parcelas, com valor mínimo de R$ 50.

O não pagamento do boleto DAS pode gerar débitos na dívida ativa da União, além de levar ao cancelamento do seu CNPJ – que ocorre depois de 2 anos de inadimplência. Com o cancelamento do seu CNPJ, consequentemente você não conseguirá mais emitir notas fiscais.

DAS atrasado: o que fazer?

  1. Passo 1 - Acesse o Portal Gov para Empresas e Negócios. ...
  2. Passo 2 - Entre no sistema do Programa Gerador de DAS do MEI. ...
  3. Passo 3 - Gere uma nova guia do DAS. ...
  4. Passo 4 - Efetue o pagamento da nova guia do DAS.

Quais os juros do Simples Nacional atrasado? Os juros do Simples Nacional atrasado são incluídos no DAS no montante de 1% ao mês. Além disso, é cobrada multa de 0,33% por dia, limitada ao total de 20%.

O MEI em atraso pode ser regularizado de duas formas: através do Portal do Simples Nacional ou do Portal Regularize, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O que determinará por onde essa regularização deve ser feita será a quantidade de tempo em que a dívida está ativa.

Ficar inadimplente com a Receita Federal e com o INSS, já que o DAS é composto pelos impostos devidos pelo MEI e pela contribuição previdenciária; Pagar multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% no total; Pagar juros calculados com base na Taxa Selic (taxa de juros básica da economia);

Para cancelar o MEI, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Escolha a opção “Já sou MEI”;
  3. Selecione “Baixa da empresa”;
  4. Clique em “Solicitar Baixa”;
  5. Faça login com sua conta Gov.br;
  6. Confira seus dados e marque a declaração;
  7. Emita seu Certificado de Baixa.

Para parcelar as inscrições do Simples Nacional, basta acessar o portal e-CAC da PGFN e selecionar a opção “Parcelamento Simplificado”.

Tanto a adesão ao parcelamento, quanto a emissão do DAS da parcela, devem ser realizados por meio do portal Regularize da PGFN.

O limite de 1 pedido de parcelamento por ano para os débitos apurados no âmbito do Simples Nacional foi excluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.981, de 9 de outubro de 2020. Dessa maneira, o contribuinte poderá reparcelar sua dívida no âmbito do Simples Nacional quantas vezes quiser.

O pedido deve ser feito de forma online pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). É preciso escolher a opção Transação Tributária, no campo Área de Concentração de Serviço.

O programa de parcelamento do Simples Nacional possui parcelas de, no máximo, 60 vezes e no mínimo 2, com valor mínimo de R$ 300.

REDUÇÃO DE MULTAS E JUROS: Após o pagamento da entrada em 8 parcelas, de maio a dezembro de 2022, o saldo remanescente sofrerá uma redução de 65% a 90% do valor dos juros de mora e multas de mora, de ofício ou isoladas, a depender da percentagem de queda do faturamento verificada no período de Mar-Dez/2020 em relação à ...

Então, só quem completou 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher, até o dia 12/11/2019, tem direito a essa aposentadoria. 35 anos de tempo de contribuição; 96 pontos +1 ponto por ano, a partir de 2020, até chegar no limite de 105 pontos em 2028.